quinta-feira, 18 abril 2024

Covid: Piracicaba preocupa governo com aumento na ocupação de leitos de UTI

O Governo de São Paulo está monitorando, com preocupação, a situação da região de Piracicaba, que vem apresentando, nesta semana, aumento de demanda por leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para tratamento dos casos de novo coronavírus.

Após uma melhora em seus indicadores na semana passada, a região de Piracicaba subiu de fase na última sexta-feira (10), passando para a fase 2 – laranja do Plano São Paulo de retomada das atividades na quarentena. Mas esta semana, a região passou a ter uma piora em seus indicadores relacionados à pandemia do novo coronavírus e, se mantiver essa condição, poderá voltar para a fase 1-vermelha já nesta sexta-feira (17).

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou pelo período de seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três. Já a fase vermelha é de quarentena total, permitindo a abertura apenas dos serviços considerados essenciais como de logística, abastecimento, saúde e segurança.

“Na região de Piracicaba, nos últimos dias, nós observamos um aumento de internações, especialmente de internações em UTI, o que nos preocupa porque pode chegar a uma situação próxima da ocupação total nos próximos dias”, disse ontem Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. “A situação em relação aos indicadores epidemiológicos também indica algum crescimento no número de casos de uma semana para outra”, falou Menezes.

Ontem, a cidade de Piracicaba registrava 4.885 casos de Covid-19 (152 a mais que no dia anterior), com 136 mortes pela doença – seis nas últimas 24 horas.

A DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Piracicaba cobre 26 municípios.

Para tentar melhorar os índices na região de Piracicaba, a Secretaria estadual da Saúde informou que está enviando novos respiradores para a região. Também foram implementados 12 leitos de UTI do Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns.

Além disso, a região foi incluída como prioridade para uso de leitos de enfermaria do hospital de campanha do Ibirapuera, na Capital paulista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também