domingo, 9 novembro 2025

Covid: região tem 2 mil casos em 20 dias

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus nas cidades da região de Americana aumentou em 2 mil nos últimos 20 dias, sendo que 195 destes casos foram confirmados nos boletins desta terça-feira (1) emitidos por Americana, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. Em Sumaré, única cidade que ainda permanece emitindo boletins semanais e não diários, foram 229 casos em uma semana, com dois óbitos confirmados, chegando a 263 mortes pela doença.

Os números atestam a preocupação do Estado com a região, que retorna hoje à Fase Amarela do Plano São Paulo e teve três municípios incluídos na lista de 62 cidades com situação mais delicada. Aparecem na lista Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Representantes destes municípios participaram nesta terça de reunião on-line com o Estado e foram orientados a ampliar a testagem em massa da população.

“Temos que testar os pacientes que têm poucos sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população”, disse na reunião o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

O Estado também recomendou às prefeituras que a fiscalização das determinações da Fase Amarela seja intensificada e colocou a Polícia Militar à disposição para apoiar esse trabalho. Também houve recomendação para que as Guardas Municipais e Vigilância Sanitária sejam rígidas na fiscalização, sobretudo de festas e eventos clandestinos.

AUMENTO

De acordo com os dados divulgados pelas prefeituras das cidades da região, há 20 dias, os casos nos cinco municípios somavam 25.139. Nesta terça-feira, eram 27.140 confirmados.

De segunda para terça, Americana somou 75 novas confirmações, seguida de Santa Bárbara d’Oeste, com 64. Na sequência aparece Hortolândia, com 36 novos casos, e Nova Odessa, com 20. Sumaré não divulgou boletim diário, mas informou duas mortes na última semana. A primeira foi no dia 28, de um homem de 61 anos, que estava no Hospital Estadual de Sumaré, e a outra foi nesta terça, de um homem de 48 anos, que estava no Hospital Madre Theodora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também