sexta-feira, 22 novembro 2024

Covid trava abertura do 1º Banco de Alimentos

Com as instalações prontas desde maio deste ano, após cinco meses de reforma e investimento na casa dos R$ 250 mil, o primeiro Banco de Alimentos de Americana ainda não entrou em funcionamento – e nem tem previsão. O motivo, a pandemia do novo coronavírus, que atrapalhou o início das operações de diversas maneiras.

O Banco de Alimentos de Americana foi anunciado pelo Fundo Social de Solidariedade em outubro do ano passado. Ele funcionará em um espaço adaptado e reformado no Jardim São Pedro, onde já são armazenados alimentos destinados à merenda escolar.

Além da reforma estrutural, estava prevista ainda a instalação de tanques, pias de inox e bancadas, balanças, embaladoras a vácuo e utensílios diversos. Tudo isso custeado com emenda de R$ 250 mil destinada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).

A reforma avançou entre janeiro e maio, mas com a pandemia, começaram os problemas. Mesmo com tudo comprado por meio de licitação, equipamentos demoram para chegar e empresas pediram prorrogação para entrega de alguns itens.

Segundo informações do Fundo Social, agora o banco está pronto, mas ainda sem previsão de funcionamento, sobretudo porque a cidade e a região têm apresentado aumento significativo no número de casos da Covid-19.

“Não temos data para início do funcionamento, inclusive pelo fato de protocolos de segurança devido à pandemia, com alimentos vindos de vários lugares que teriam que ser manipulados”, trouxe a nota do Fundo.

De acordo com o órgão, foram iniciados contato com alguns comércios que trabalham com hortifrúti, mas esse trabalho foi pausado em razão da pandemia.

“Esses produtos deverão ser retirados semanalmente, passarão por triagem, lavagem e embalagem a vácuo. Após isso, serão distribuídos, a princípio, para creches e depois, de acordo com a quantidade recebida, fornecer também às famílias em situação de vulnerabilidade”, explicou o Fundo Social em nota.

A demora para a inauguração do Banco de Alimentos foi, inclusive, tema de requerimento elaborado pelo vereador Welington Rezende (Patriota), aprovado pela maioria dos parlamentares em sessão e encaminhado ao Executivo.

Fundo faz entrega de doações

O Fundo Social de Solidariedade de Americana entregou ontem doações para entidades da cidade. A presidente do Fundo Social, Maine Najar, ressaltou a importância do trabalho das entidades para o município.

“São entidades que têm projetos sociais importantes para as pessoas que necessitam e mantém um trabalho fundamental para a cidade”, disse.

As entidades e os projetos contemplados foram o Projeto Ester, Projeto Semear, Projeto Cara Limpa, Abrigo Masculino Associação Vinde à Luz, Abrigo Feminino Mãe Esperança, Projeto Vida, Aama (Associação Americanense de Acolhimento) e Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus).

Foram doados alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. | DA REDAÇÂO

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também