sábado, 20 abril 2024

CPFL fecha cerco a ligações clandestinas em cidades da região

Os agentes da CPFL Paulista contabilizaram, só ao longo do primeiro semestre deste ano, nada menos que 126 fraudes da rede elétrica. A distribuidora descobriu furto de energia, os famosos “gatos”. Segundo a direção da empresa, Americana registrou uma média de cinco fraudes a cada semana. 

Com as ações de controle, foi possível recuperar mais de 1 GWh de energia na cidade, que equivale a 79% do recuperado durante todo o ano passado. Um volume – exatos 1.003 MWh de energia – que seria suficiente para abastecer 6.684 residências durante um mês. 

“A CPFL investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, disse Roberto Sartori, presidente da distribuidora. 

A empresa conta com um sistema de inteligência artificial, que gera alarme a partir de variações do consumo de energia em cada ponto. 

Para Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo, órgãos públicos e corporações policiais garantem o atendimento à demanda de denúncias.  “O furto, além de ser crime, prejudica toda a região, provocando instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta. 

Outras cidades da região conseguiram índices expressivos de recuperação de energia. Alguns, inclusive, maiores que o de Americana. Sumaré recuperou 4,6 mil MWh e Hortolândia, 2,6 mil MWh. Muito próxima de Americana aparece Santa Bárbara d’Oeste, com 1 mil MWh. 

Campinas, como de costume, aparece no topo da relação das cidades com o maior índice de energia recuperada (20.275 MWh), o que comprova que ela tem o maior número de “gatos” em toda a área de concessão da distribuidora. E no “ranking” das dez cidades mais críticas do Estado, Sumaré aparece na quarta colocação e Hortolândia, na oitava. 

DENUNCIE 

Os clientes podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www. cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@ cpfl.com.br. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também