quinta-feira, 26 dezembro 2024
Tem gato na linha

CPFL identifica 7.669 casos de fraudes e furtos de energia na região

Campinas, Piracicaba e Sumaré são as cidades com maior números de casos
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

Em ações de combate a fraudes e furtos de energia entre janeiro e outubro deste ano, a CPFL Paulista identificou 7.669 casos de instalações irregulares na região. Segundo a companhia, todoss casos já foram regularizados.

A cidade com o maior número de casos no período foi Campinas, com 3.970 unidades. Em segundo está Piracicaba, com 1.285 regularizações, e Sumaré vem em terceiro, com 733. 

Demais cidades da região de cobertura da TV TODODIA seguem com casos expressivos. Hortolândia com 497 casos, Americana 425, Santa Bárbara d’Oeste 307, Paulínia 218, Monte Mor 113 e Nova Odessa 81 casos.

Durante as operações realizadas pela concessionária de forma permanente, equipes utilizam do uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”), os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção. 

Segundo a concessionária, as ações conjuntas com as polícias Civil e Militar têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias. A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal. 

“Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro”, alerta Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.

Tecnologia

Segundo o diretor comercial da CPFL Energia, o volume expressivo de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial, que permite o acompanhamento e a detecção remota de irregularidades. “A tecnologia possibilita a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”, explica. 

Uemura cita a blindagem de medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, como outra ferramenta importante no combate às fraudes. “Os medidores blindados são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta o diretor. 

Balanço da área de concessão

Entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Paulista detectou mais de 29,8 mil irregularidades nos municípios de sua área de concessão. Ao todo, foram 63.436 MWh recuperados, o suficiente para abastecer 31,5 mil casas durante um ano. 

“O resultado das operações contra esses crimes ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade”, conclui Uemura. 

Denúncias  

A CPFL Paulista incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo app “CPFL Energia” ou o site  www.cpfl.com.br/fraude.

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