Número de acidentes nos trilhos em Americana, Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia também aumentou
De acordo com dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), de janeiro até outubro deste ano, o número de mortes registradas em acidentes nas linhas férreas da região duplicou, em comparação com o ano passado inteiro.
Segundo a ANTT, foram duas mortes até o mês de outubro de 2022. Ano passado, a região havia registrado um óbito em decorrência de acidente envolvendo locomotivas. O levantamento foi feito com base nas cidades de Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia que integram a linha ferroviária operada pela empresa Rumo Logística, detentora de concessão.
Em 2022, a ANTT recebeu o comunicado de duas mortes e três feridos em acidentes no corrente ano. As informações sobre os acidentes nessas quatro cidades da região são reportadas pela empresa Rumo Logística ao órgão responsável pelo transporte terrestre nacional.
Até o mês de outubro de 2022, a ANTT informou que foram nove acidentes nas ferrovias da região envolvendo trem da empresa Rumo Logística. Foram cinco em Sumaré, três em Hortolândia e um em Americana. Das ocorrências, cinco se trataram de abalroamento (colisões entre locomotivas) e outras quatro de atropelamentos.
Em Sumaré, foram cinco acidentes, sendo três colisões de locomotivas e dois atropelamentos neste ano. Na ferrovia, em trecho de Hortolândia, foram informadas duas colisões e um atropelamento. Na cidade de Americana ocorreu um acidente com trem e este foi classificado como atropelamento.
De acordo com os dados do levantamento solicitado pelo TODODIA, os acidentes ocorrem com maior frequência na cidade de Sumaré. A ANTT registrou uma morte e quatro feridos em todo o ano de 2021 nas ferrovias da região.
Ao todo, a ANTT recebeu a comunicação de oito acidentes no ano passado inteiro, sendo cinco abalroamentos e três atropelamentos envolvendo os trens nas cidades da região. Somente nas ferrovias do município de Sumaré foram registrados quatro acidentes envolvendo trens, sendo dois atropelamentos e duas colisões contra obstáculos.
A Rumo informou que todos os casos registrados na região de Americana, Sumaré e Hortolândia foram reportados à ANTT e apurados de acordo com as normas exigidas pela agência reguladora. “A Companhia lamenta profundamente as ocorrências e, preocupada em auxiliar a sociedade no combate aos acidentes, mantém grupos de trabalho que analisam com profundidade as ocorrências, mapeiam os acontecimentos e executam ações para evitar casos futuros, que vão desde campanhas de conscientização até alinhamentos com o poder municipal”, disse.