quinta-feira, 25 abril 2024

DAE conclui primeira etapa de reforma para ampliar fornecimento

O primeiro decantador da ETA 1 (Estação de Tratamento de Água) de Americana, que passou por processo de reforma e atualização técnica, foi colocado em operação no último final de semana, segundo informou ontem o DAE (Departamento de Água e Esgoto).

O decantador é uma espécie de reservatório, parte fundamental no processo de purificação da água que abastece a cidade, mas estava sem reforma há décadas, segundo informou ontem o prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), que vistoriou as obras de reforma no sistema de abastecimento no último sábado (23).

“Estamos entregando o primeiro decantador da ETA 1 totalmente reformado e prosseguiremos com o trabalho nas outras três unidades. É uma obra muito importante para toda a população, que ficou sem investimentos por 40 anos. Mais uma etapa foi vencida, com resultado acima da expectativa. Agradeço a todos os funcionários e colaboradores pela agilidade no serviço”, disse o prefeito.

Ao todo, estão previstas reformas nos quatro decantadores nas ETAs 1 e 2, responsáveis por parte do tratamento da água, com investimentos no valor de R$ 2,5 milhões.

As obras iniciaram 23 de janeiro e deverão ser concluída neste semestre.

Durante o trabalho nos decantadores, “o processo de abastecimento não será prejudicado, mas haverá uma redução no volume de água tratada, devido à paralisação de uma parte do tratamento”, informa a prefeitura em nota oficial.

“Com a paralisação do primeiro decantador, a redução prevista foi de 15% a 20%. Porém, deve diminuir nesta segunda etapa de obra, entre 10% a 15%”, informou a prefeitura.

A próxima etapa de reforma do sistema de decantação vai abranger o decantador 2 da ETA 1.

Segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia, o tanque será esvaziado e os trabalhos de desmontagem da estrutura antiga serão executados a partir de hoje.

A ETA 1 existe desde o final da década de 1950 e os equipamentos mais novos datam do início da década de 1970.

Esta primeira grande reforma nas ETAs possibilitará a melhoria no processo de clarificação do tratamento de água, além de aumentar a capacidade e a distribuição, que passará dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1.050 litros por segundo.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também