A SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), avalia um pedido do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana para aumentar o limite de captação de água no Rio Piracicaba.
No entanto, a agência estadual irá informar a ANA (Agência Nacional das Águas) sobre o fato do DAE ter feito captação acima da quantidade permitida, o que poderá acarretar em penalizações.
Atualmente, o DAE pode retirar do rio até 1,3 mil litros por segundo para utilizar no abastecimento, conforme outorga dada em fevereiro de 2021.
Questionado pela TV TODODIA, o DAE reforçou que acompanha 24h por dia o volume captado e que essa quantidade é monitorada por meio de sensor, sendo que em alguns momentos está acima da outorga, mas em outros fica abaixo, mantendo uma média dentro da autorização atual, que é calculada no fim do mês. Caso seja notificado pela SP Águas ou pela ANA, prestará os devidos esclarecimentos.
Com relação à outorga, o DAE solicitou o aumento como parte das ações da autarquia que tem trabalhado em diversas frentes para garantir que o abastecimento seja cada vez melhor em nosso município.