
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d´Oeste deu início a uma operação para manutenção preventiva na Represa São Luiz. O trabalho é uma ação compreende ajustes na comporta do canal de descarga e deságue de fundo, desassoreamento e limpeza da área do vertedouro, além de outras melhorias que visam garantir a segurança hídrica do manancial.
Aproveitando o período de estiagem e o índice de 100% da capacidade de armazenamento de água que se encontra a maior represa que abastece Santa Bárbara, a Areia Branca, a autarquia está priorizando a captação de água para o abastecimento público apenas da represa São Luiz. A ação tem o intuito de baixar o nível do reservatório a fim de facilitar a execução das melhorias nesta época de poucas chuvas e deixar o manancial preparado para o período chuvoso, que começa a partir de outubro.
Recentemente, o barramento da São Luiz recebeu melhorias com a colocação de pedras e mantas reforçando a estrutura do talude. Em paralelo, ações de reflorestamento da mata ciliar do entorno, além da recuperação de áreas de preservação permanente das nascentes que contribuem com a bacia hidrográfica.
As manutenções e monitoramentos das represas, Areia Branca, São Luiz, de Cillo e Represeinha, ponto de captação e adução, são constantes por perto do Departamento barbarense. Além das atividades do dia a dia nos cuidados com os mananciais, segue em fase final a obra de alteamento da barragem da represa Cillo, transformando-a em uma nova represa que irá ampliar a disponibilidade hídrica no município para até 12 bilhões de litros de água, aumento de 20% do volume atual.