O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana realizou 102 mil análises de água entre os períodos de janeiro a junho deste ano.
A pesquisa tem o objetivo de assegurar a qualidade do produto para o consumo diário da população por 24 horas.
No entanto, o monitoramento do tratamento são feitas algumas verificações nos componentes químicos como cloro, flúor, alumínio, da alcalinidade do pH, da água floculada e tratada e da turbidez da água bruta, tratada, decantada e filtrada.
Como são feitas as análises?
São feitas dois ensaios de cloro por hora; do flúor a cada duas horas; a análise de alumínio é feita três vezes por dia; da alcalinidade do pH, a cada duas horas; a água do rio (água bruta) e a água floculada são tratadas de hora em hora; e a turbidez é realizada a investigação analisada de hora em hora na água bruta, tratada, decantada e filtrada.
Segundo o superintendente da autarquia, Carlos Cesar Gimenez Zappia, as análises estabelece a legislação e atendendo a necessidade mensal.
“As análises microbiológicas e físico-químicas são feitas para controle de qualidade no sistema de tratamento e na rede de distribuição, para acompanhar a qualidade dentro da legislação vigente, a portaria GM/MS 888/2021, em termos de padrão para consumo humano”, comentou o superintendente.
Todo o trabalho é feito pelo DAE, a população também devem garantir a limpeza das caixas de água e dos encanamentos internos de seus imóveis.