O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana vai instalar novas subadutoras para abastecer os reservatórios em construção no São Vito (CR-1) e no Parque Gramado (CR-16). A empresa vencedora da licitação, a PEAD Saneamento e MND LTDA – EPP, irá executar as obras ao valor de R$ 5.220.252,36. O serviço deverá começar em até 40 dias.
Serão duas frentes de trabalho. Uma subadutora (SA-01) sairá da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Cordenonsi, e terá como destino o novo tanque em construção no São Vito (CR-1). O trajeto das obras será o seguinte: Praça Fernando Costa, Avenida Paschoal Ardito, Avenida Antonio Pinto Duarte, Rua São Gabriel, Avenida da Saúde, Rua Olívio Nascimbem, Rua Indalécio Xavier de Castro (atravessa as ruas Luiz Vedovello, Gesuel Arcaro, Tercílio Bruneli, Gregório Luchiari, Roviglio Bertini, Emílio Covessi, Bruno Cia, São Vito e Santa Clara) e Rua Santa Efigênia, até a entrada do CR-1.
A outra subadutora (SA-16) será interligada a partir do Centro de Reservação do São Roque (CR-8) até o Centro de Reservação em obras no Parque Gramado (CR-16), pelas seguintes vias: Rua Pindaré, Rua Santarém (atravessa as Ruas Solimões e São Roque), Rua São Lucas (cruza as Ruas São Pedro, São Paulo, São Marcos e Santo Onofre), Avenida da Amizade (atravessa as Ruas Enzo Jurgensen, Salvador Orlando, Amélia Bérgamo, João Bazanelli, Benedito das Chagas, Clóvis Cazassa, Luiz Urbano e Thomaz Biancardi) e Rua Ema Itália Bufarah.
“Cada novo tanque terá capacidade de armazenamento de 2,1 milhões de litros. Essas obras são fundamentais e indispensáveis para conseguirmos enviar um volume maior de água para esses novos reservatórios, e, consequentemente, mantermos um abastecimento seguro no futuro”, explica o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
Método Não Destrutivo
As obras serão executadas pelo chamado Método Não Destrutivo. Guiado por um GPS, o sistema é também conhecido como furo direcional, usado em diversas obras subterrâneas e que diminui ou elimina a necessidade de escavações em obras. “O sistema é mais moderno e causa menos impacto nas vias públicas, principalmente naquelas mais movimentadas”, destaca Zappia.
O procedimento ainda reduz a mão-de-obra das equipes, como a necessidade de abertura de valas, a retirada de camada asfáltica, escavação, escoramento de vala, entre outros procedimentos.
Novos reservatórios
As obras dos novos reservatórios no São Vito e no Parque Gramado estão passando pela fase de perfuração e concretagem das estacas que serão as bases dos reservatórios.
O Centro de Reservação do São Vito, que fica na Rua São Miguel, já possui uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de litros de água para abastecimento de cerca de 20 mil habitantes do próprio São Vito e de bairros da região, como Vila Margarida, Vila Mariana, Vila Bertini, Belvedere e Santa Sofia. Agora, será revitalizado e ampliado, totalizando 3,7 milhões de litros de água reservada.
Já no Parque Gramado, o Centro de Reservação está sendo construído em área entre a UBS (Unidade Básica de Saúde) e o cemitério localizado no bairro. A estrutura vai atender uma população de mais de 30 mil pessoas no São Jerônimo, Jardim da Paz, Jardim Dona Rosa, Mário Covas, Parque da Liberdade, Jardim da Balsa, além do próprio Parque Gramado. Atualmente, esses moradores são atendidos pelo reservatório existente no São Roque.