O atual prefeito de Campinas e pré-candidato à reeleição, Dário Saadi (Republicanos), tem 30% das intenções de voto no município e venceria o pleito se as eleições fossem hoje em todos os cenários possíveis de 2º turno. É o que mostra a nova pesquisa TodoDia/Ágili.
Rafa Zimbaldi (Cidadania) tem 19,3%, seguido por Pedro Tourinho (PT), com 11,5%, Wilson Matos (Novo), com 1,9% e Angelina Dias (PCO), com 1,6%. O percentual de eleitores que não votaria em nenhum dos candidatos é de 21,3%. Não sabem ou não responderam 14,5%.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 16 de agosto.
Considerando os votos válidos, Saadi teria 46,7% dos votos, contra 30% de Zimbaldi, 17,9% de Tourinho, 2,9% Matos e 2,5% de Angelina.
Segundo Turno
A Pesquisa TodoDia/Ágili também sondou quatro cenários possíveis de 2º turno e Dário Saadi venceria qualquer que fosse seu adversário.
No primeiro cenário, o levantamento questionou qual a opção escolhida pelo eleitorado se o 2º turno fosse disputado entre Dário Saadi e Angélica Dias. Saad seria reeleito com 53,8% dos votos, contra 12,9% de Angelina. A porcentagem de eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos é de 22,5%. Não souberam ou não quiseram responder 10,9%.
No segundo cenário, foi perguntado aos eleitores quem escolheriam se os candidatos do 2º turno fossem Dário Saadi e Pedro Tourinho. O atual prefeito venceria com 51,6% dos votos, enquanto o candidato petista somaria 20,9%. Já 18,6% não votariam em nenhum dos candidatos. Não souberam ou não quiseram responder 8,9%.
No terceiro cenário de 2º turno, com disputa entre Dário Saadi e Rafa Zimbaldi, Saadi venceria com 42,9% dos votos, contra 28% de Zimbaldi. Não votariam em nenhum dos candidatos 19,5%. Não souberam ou não responderam 9,6%.
O último cenário pesquisado considerou como candidatos Dário Saadi e Wilson Matos. Saadi venceria com 57,1% dos votos contra 9,1% do candidato do Novo. A porcentagem de eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos é de 22,9%. Não souberam ou não quiseram responder 10,9%.
Candidato do PT é o mais rejeitado
O candidato Pedro Tourinho tem o maior índice de rejeição entre os postulantes: 22%. Na sequência, vem Dário Saadi, com 11,9%, seguido por Rafa Zimbaldi, com 9,6%, Angelina Dias, com 9,6%, e Wilson Matos, que possui a menor rejeição: 5,8%. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 22,8%. Não souberam ou não quiseram responder 18,4%.
Maioria não se importa com partido do candidato
A maioria dos eleitores entrevistados pela pesquisa Tododia/Ágili afirma que o partido do candidato não influencia na decisão do voto. Ao todo, 50,3% dos entrevistados disseram que o importante é o candidato e não o partido. Já para 31,5% a legenda pela qual os candidatos concorrem influencia muito na escolha do próximo prefeito, enquanto para 14,5% influencia pouco. Não souberam ou não quiseram responder 3,8%.
Administração Saadi é avaliada como regular pela maioria
A pesquisa investigou ainda a aprovação da administração do atual prefeito, Dário Saadi, junto aos eleitores. Ao todo, 47,9% aprovam a condução do Executivo por Saadi, enquanto 46,3% reprovam. Não souberam ou não responderam 5,9%.
O mandato do político do Republicanos é avaliado como regular por 47,3% dos entrevistados, ótimo por 3,3%, bom por 21,9%, ruim por 8,5% e péssimo por 15,9%. Não souberam ou não responderam 3,3%.
Pesquisa
Foram entrevistados 800 eleitores moradores de Campinas, maiores de 16 anos, entre os dias 12 e 16 de agosto. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas pessoais junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-07207/2024.
Sobre o instituto
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.