
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), prestou atendimento emergencial a um estudante de engenharia agrícola que foi atropelado na tarde de ontem (28), na Avenida Erico Veríssimo, nas proximidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saadi, que é médico, passava pelo local a caminho da cerimônia de posse do novo reitor da universidade quando presenciou o acidente e parou para ajudar.
Atendimento inicial
Utilizando sua formação médica, Saadi avaliou os sinais vitais do jovem, checou o nível de consciência e realizou um exame físico ainda no local. Segundo ele, a vítima estava consciente e apresentava apenas ferimentos superficiais. Após o primeiro atendimento, o estudante foi colocado em uma ambulância da própria universidade.
Apesar da previsão inicial de encaminhamento ao Hospital de Clínicas da Unicamp, o estudante decidiu não ser internado. Após observação dentro da ambulância e com quadro estável, ele assinou um termo de responsabilidade e foi liberado.
Histórico de atendimentos
Esta não é a primeira vez que o prefeito se envolve em atendimentos de emergência. Em setembro de 2021, ele ajudou uma motociclista ferida na Vila Industrial. Em maio e junho de 2023, também prestou socorro a vítimas de acidentes de trânsito nas avenidas Heitor Penteado e Moraes Sales.
Parto em Avenida Anchieta
Outro episódio ocorreu em 2017, quando Dário, então secretário de Esportes da Prefeitura, auxiliou no parto de uma bebê dentro de um carro estacionado na Avenida Anchieta, em frente ao Paço Municipal. Ele foi chamado enquanto estava no saguão do prédio e correu até o local, onde um policial militar já havia iniciado o atendimento. Segundo Dário, ele contribuiu com os cuidados finais antes da condução da mãe e da criança à Maternidade de Campinas, com apoio da Polícia Militar.
Prefeito participa em Brasília de apresentação sobre Saúde Digital
Nesta terça-feira (29), Dário Saadi está em Brasília para apresentar, como presidente do Consórcio Conectar, um novo modelo para contratação de médicos generalistas e especialistas via telemedicina. A proposta será divulgada na sede da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e visa ampliar o acesso à saúde digital em municípios brasileiros.
Segundo Dário, a medida tem potencial para qualificar o atendimento e permitir melhor uso dos recursos públicos em saúde. Desde março de 2023, Campinas contabilizou mais de 1,1 milhão de atendimentos e interações por meio da plataforma digital de saúde, com índice de conversão para atendimento presencial de apenas 2,44%.
Criado em 2021 para apoiar municípios na aquisição de vacinas durante a pandemia, o Consórcio Conectar expandiu sua atuação e hoje contribui com soluções para a aquisição de insumos, medicamentos, vacinas e serviços médicos.