quarta-feira, 8 outubro 2025
LEGISLATIVO

Debates sobre funcionalismo e melhorias urbanas marcam sessões em Paulínia e Cosmópolis

Servidores pressionaram vereadores em Paulínia, enquanto em Cosmópolis parlamentares discutiram ações de infraestrutura e segurança nos bairros
Por
Thayla Nogueira
Fachada da Câmara Municipal de Paulínia. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

As Câmaras de Paulínia e Cosmópolis realizaram nesta semana sessões marcadas por debates intensos e proposituras que refletem a rotina das cidades. Em Paulínia, servidores municipais lotaram o plenário para cobrar valorização profissional. Já em Cosmópolis, o foco foi a apresentação de indicações voltadas à mobilidade urbana, acessibilidade e manutenção de espaços públicos.

Paulínia
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (7), servidores municipais e o sindicato da categoria voltaram a protestar contra o novo plano de carreira que está sendo elaborado pela Prefeitura em parceria com a FIPE. O grupo distribuiu panfletos com críticas ao projeto e pediu diálogo com o Executivo.

Durante a sessão, o vereador Juninho Lalupe disse desconhecer qualquer tentativa de retirar direitos dos servidores e foi vaiado pelo público. Já Fábio da Van, integrante da Comissão dos Servidores, destacou a importância do respeito e da abertura para o diálogo, recebendo aplausos.

Entre as principais indicações apresentadas, Fábio da Van propôs a cessão de prédio público para a instalação de um Instituto Federal no município e a duplicação das avenidas Ferdinando Viacava e Orlando Ferreira Costa. Já Douglas Guarita solicitou a criação de faixa de ciclismo no entorno da Lagoa do João Aranha, e Messias Brito sugeriu a criação do Fundo Municipal de Inovação e Economia Criativa.

Em Paulínia, servidores municipais lotaram o plenário para cobrar valorização profissional. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

Cosmópolis
Já em Cosmópolis, o clima também foi de cobrança. O vereador Júnior Vieira apresentou uma denúncia sobre problemas estruturais em uma escola municipal e divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando as condições do prédio. Durante a sessão, o parlamentar afirmou que foi chamado de oportunista por parte do Executivo.

Outro tema que gerou debate foi a possível instalação de um pedágio na Rodovia SP-133, que liga Cosmópolis a Limeira. O vereador Alexandre Satou utilizou a tribuna para fazer um apelo ao governador Tarcísio de Freitas, pedindo que o projeto seja revisto.

Apesar das críticas, os vereadores também aproveitaram a sessão para apresentar projetos com foco em segurança, inclusão social e proteção animal. As matérias seguem em tramitação nas comissões permanentes da Câmara antes de serem levadas à votação.

Em Cosmópolis o clima também foi de cobrança. Foto: Divulgação

Participação popular
Tanto em Paulínia quanto em Cosmópolis, o clima foi de participação popular e de busca por avanços. As duas Casas de Leis mostraram a importância do diálogo entre vereadores e a população para a construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também