domingo, 21 setembro 2025
CHUVAS FORTES

Defesa Civil alerta para mudança brusca no tempo a partir de segunda-feira em São Paulo

Estado deve enfrentar tempestades com ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça
Por
Felipe Gomes
Estado deve enfrentar tempestades com ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça. Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, neste sábado (20), um alerta para uma forte mudança nas condições meteorológicas a partir do início da próxima semana. O aviso abrange todas as regiões paulistas e prevê uma sequência de fenômenos extremos em poucos dias.

Domingo com calor e rajadas de vento

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), neste domingo (21), a previsão indica sol entre nuvens em grande parte do estado, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva moderada no período da tarde e noite, em razão da aproximação de uma frente fria. Os ventos devem soprar de moderados a fortes. Em Campinas, a temperatura máxima pode chegar a 34 °C. O calor intenso, somado ao tempo seco, eleva o risco de incêndios florestais.

Segunda-feira com tempestades

Na segunda-feira (22), a frente fria avança sobre São Paulo e deve provocar instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, grande incidência de raios e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões. Os maiores volumes de chuva são esperados para o Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana da capital, Campinas e Sorocaba. A agitação marítima deve aumentar, com risco de ressaca no litoral.

A partir de terça-feira (23), as condições tendem a se estabilizar, com chuvas fracas e isoladas, especialmente no norte do estado. A queda acentuada das temperaturas, porém, será sentida em todas as regiões.

Recomendações

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção com objetos que possam ser arremessados pelo vento, além de risco de destelhamentos e queda de árvores. No litoral, recomenda-se evitar atividades no mar devido à previsão de ressaca. Também é importante cuidado com raios, principalmente em áreas abertas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também