A chuva desta sexta-feira (21) causou alagamentos em diversos pontos de Americana e preocupa para os próximos dias. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para toda a região de Campinas.
Na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na altura do quilômetro 131, a água da enxurrada foi parar na pista, causando aquaplanagem. Não foi registrado acidente até o fim da tarde de sexta (20).
Na Avenida da Saúde foram registrados alagamentos, assim como na Avenida Dr. Antônio Lobo, no Centro, próximo ao terminal e ao calçadão. Não houve registros de quedas de árvores ou estragos maiores.
Funcionária de uma loja na avenida, Maria de Fátima, 43, relatou que a chuva tomou conta de parte da avenida e da calçada. “Toda vez que dá uma chuva forte alaga perto da lotérica, em algumas esquinas. O pessoal fica tudo na calçada se escondendo da chuva porque os carros passam e molham tudo”, disse.
Desta vez, até parte da calçada estava alagada, conforme relato de outra comerciante da região. “O mais feio foi por volta das 15h30. Alagou a calçada. A água pegou metade. Ia atrapalhando a passagem do pessoal”, relata a comerciante, que não quis se identificar.
A Defesa Civil informou em nota que até terça-feira (25) virá uma frente fria. “A precipitação continuará de fraca a moderada, mas sua persistência, somada aos acumulados elevados, aumentam o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos”.
As áreas mais afetadas serão a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. No litoral paulista o risco para alagamentos será maior, pois há previsão de agitação marítima alta, que impede o escoamento das águas.
Na segunda e terça-feira voltam as condições para pancadas de chuva no final da tarde acompanhadas de descargas elétricas.
Em Americana e região a previsão do tempo é de pancadas de chuvas esparsas e tempo nublado no sábado.
No domingo o tempo será parcialmente nublado, caindo de 30% para 20% a chance de chuva. Entretanto, a partir de segunda a previsão é de chuvas com trovoadas – 80% de chance de chover. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.