sexta-feira, 17 janeiro 2025
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Monte Mor

Com a classificação, prefeitura está apta a solicitar recursos do governo federal para ações do órgão
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (16), a situação de emergência em seis cidades paulistas afetadas por desastres em decorrência de fortes chuvas, entre elas Monte Mor.

O município já havia decretado estado de emergência, válido por 180 dias, em 27 de dezembro do ano passado. A medida, foi adotada quando o volume acumulado de 178 milímetros de chuva fez com que o Rio Capivari causasse alagamentos pela cidade. Em 9 de janeiro, o decreto foi homologado pelo Governo de São Paulo.

Ao todo, nove bairros são considerados áreas de risco, pela prefeitura. Estão na lista Jardim Capuavinha, Jardim Santa Cândida, Jardim Progresso, Bom Jesus (condomínio Francisco Pontin), Farid Calil, Água Choquinha, Centro (Rua Siqueira Campos, Quinze de Novembro, Av. Beira Rio), Praça Nicolau Árabe (Praça dos Pernilongos) e Jardim Planalto.

Com o reconhecimento do estado de emergência em nível federal, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do MIDR para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até a tarde desta sexta-feira (17), o estado de São Paulo tinha 12 reconhecimentos vigentes, dos quais quatro por estiagem, três por chuvas intensas, dois por incêndios florestais, um por incêndios em aglomerados residenciais, um por voçorocas e um por inundações.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também