sexta-feira, 22 novembro 2024
ALERTA

Defesas Civis de Nova Odessa e do Estado de SP dão dicas de segurança durante temporais e alagamentos

O clima, neste mês, sofre a influência do fenômeno El Niño
Por
Henrique Fernandes
Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

As fortes chuvas deste início de ano estão exigindo alerta redobrado da população em relação à segurança durante situações de risco nas áreas urbanas. Segundo o Governo do Estado, em duas semanas de janeiro, a cidade de São Paulo já recebeu cerca de 70% da chuva esperada para o mês.

Por isso, tanto a Defesa Civil Municipal de Nova Odessa quanto a Defesa Civil do Estado estão reforçando as orientações de segurança em situações como alagamentos, enxurradas e queda de árvores.

Segundo os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, o clima neste mês sofre a influência do fenômeno El Niño, aliado a passagens de frentes frias que aumentam a ocorrência de tempestades, rajadas de vento, quedas de raio e granizo.

Com a cidade de Nova Odessa sujeita a estes eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, a Defesa Civil Municipal reforçou as seguintes orientações em situações de chuvas fortes, com ventos ou raios:

– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões.
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
– Nunca atravesse via com água ou lama de deslizamento fluindo.
– Não se abrigue debaixo de árvores.
– Jamais toque em fios ou postes caídos.
– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

CONTATOS
● Em caso de emergências, a população de Nova Odessa pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99754-9260, a Defesa Civil Estadual pelo 199 ou também os Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
● O telefone da unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP em Nova Odessa é o 193 (Centro de Operações). A unidade fica na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jd. Santa Rita/Alvorada.
● Para ocorrências envolvendo as redes de água e esgoto ou a coleta de lixo, entre em contato com a Coden Ambiental pelo telefone 0800 771-1195.
● Em caso de falta de energia ou ocorrências envolvendo postes e a rede elétrica, é importante que a população entre em contato imediatamente com a CPFL Paulista no https://servicosonline.cpfl.com.br/ ou www.cpfl.com.br, no App “CPFL Energia”, pelo telefone 0800 010-1010 ou pelo WhatsApp (19) 99908-8888. Nunca toque nos fios!
● Os telefones da GCM (Guarda Civil Municipal) são o (19) 3466-1900 e o 153.
● Em caso de quedas de árvores e galhos, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o (19) 3476-5728. O cidadão também pode comunicar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99754-9260.

ESTADO
A população também pode receber os vídeos e conteúdos da Defesa Civil Estadual por meio das redes sociais, nos perfis @defesacivilsp. Outra opção é o canal público da Defesa Civil no WhatsApp, disponível no link.

Segundo o órgão estadual, caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado, mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

“Durante tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores. Caso haja queda de raios, procure abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel”, alerta o órgão.

Por fim, moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo. Antes de grandes deslizamentos, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também