sexta-feira, 22 novembro 2024

Delegado de crimes cibernéticos ressalta a importância do diálogo e monitoramento nas redes sociais dos filhos

Carlos Afonso, responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos do DEIC, explica sobre a necessidade de dialogar e monitorar celulares e computador dos filhos

Foto: Divulgação Governo do Estado

Por Leonardo Camargo


Devido ao grande aumento no número de denúncias de supostas ameaças de ataques em escolas, o responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, aconselha aos pais e responsáveis para ampliarem o controle e diálogo com os filhos sobre os conteúdos que eles veem em redes sociais, tanto pelo celular, quanto computador.

“A polícia acompanha cada denúncia atentamente, e orienta aos pais e responsáveis que é de grande importância checarem as fontes das informações e não compartilharem desinformações, além de notícias antigas, para não gerarem um clima de alarmismo nas famílias”, informou o delegado.

A autoridade policial também disse que é importante dialogar com os filhos. “Neste atual momento, é necessário atenção redobrada, e de grande importância manter uma amizade e diálogo com os filhos, eles precisam saber o conteúdo que os filhos veem na internet, como uma medida preventiva para garantir a segurança, está circulando muitas notícias com fotos que são montagens ou de outros casos de atentados, que não corresponde à realidade”, ressaltou o delegado Carlos Afonso.

Investimentos para segurança

Nesta quinta-feira (13), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas anunciou o investimento de R$ 240 milhões para implantar e ampliar a segurança, além do acolhimento nas escolas do Estado.
Serão contratados mil seguranças privados desarmados para atuar como vigilantes nas escolas, criando um vínculo com os alunos e professores para ajudar a identificar situações que possam interferir na segurança da escola.
Através do programa “Psicólogos na Educação”, serão contratados cerca de 550 profissionais da área de psicologia, para realizar o atendimento na rede estadual de ensino.

App ‘190 SP’ Segurança Escolar

O aplicativo “190 SP” foi atualizado para receber registros de ocorrências em escolas, “Segurança Escolar”, dando o atendimento prioritário para as chamadas de emergência.

A nova função pode ser utilizada em qualquer cidade do Estado de São Paulo, recebendo prioridade no chamado, sendo encaminhado para às equipes mais próximas do local, sem a necessidade de passar pela etapa do atendimento telefônico.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também