Em diferentes regiões de Cosmópolis, o acúmulo de lixo e entulho em áreas públicas está causando preocupação. Sofás, restos de móveis e resíduos de construção são descartados irregularmente, mesmo com a coleta municipal acontecendo regularmente.
Problema rotineiro
O catador Valdecir Silva Silveira, morador das proximidades de um dos pontos de descarte, conta que o problema é constante. “Tem dia que tem bem mais lixo que hoje. A caçamba enche rápido e o pessoal começa a jogar no chão. Falta consciência”, afirmou.

Enquanto a equipe de reportagem da TV TODODIA registrava imagens, uma pessoa chegou a parar o carro e jogar sacos de lixo no local. Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Capotes, há hoje entre seis e sete pontos de descarte irregular mapeados na cidade, entre eles, regiões próximas à rotatória da antiga Coca-Cola, à Lagoa da Cosmo, à Escola Fernando Bertaso e ao cemitério municipal.
População precisa colaborar
“Apesar da coleta acontecer diariamente no centro e dia sim, dia não nos bairros, existe uma crescente nesses descartes ilegais. A multa não é barata e pode chegar a centenas de reais”, explicou Capotes.
O coordenador ambiental Carlinhos Bandola alerta para os riscos do acúmulo de resíduos. “O descarte irregular contamina o solo, a água e o ar, podendo gerar incêndios e prejuízos à saúde pública. É um problema ambiental, de saúde e também econômico para o município.”

Conscientização é o principal desafio
A Prefeitura lembra que Cosmópolis conta com coleta seletiva e canais para denúncias. Quem quiser denunciar pode ligar no (19) 3872-2600 ou enviar mensagem para o WhatsApp da Guarda Municipal. “O município oferece os mecanismos de descarte correto. O que falta é conscientização. A multa começa em cerca de 350 reais e pode dobrar em caso de reincidência”, completou Bandola.
Apesar das ações de limpeza e fiscalização, o lixo ainda se acumula. O desafio em Cosmópolis é transformar atitudes individuais em consciência coletiva, e garantir que cada morador faça sua parte para manter a cidade limpa e sustentável.