O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alerta que: golpistas estão se passando por funcionários do órgão para aplicar golpes telefônicos com cobranças financeiras. Os telefonemas ameaçam empresas e profissionais credenciados ao Detran com bloqueio do cadastro, caso não façam o pagamento solicitado.
Vale lembrar que o Detran-SP não faz cobranças ou ameaças por telefone. O órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital, está em processo de mudanças digitais, com a automação dos serviços prestados à população. É também por meio digital que uma tentativa de golpe deve ser denunciada.
Quem receber uma ligação do tipo, deve acessar o FALA SP, canal de comunicação do governo do estado, clicar no botão “Denúncia” e escolher o Detran-SP entre os órgãos listados. Na mensagem, deve relatar o ocorrido.
Caso haja informação suficiente, recomenda-se também o registro de um boletim de ocorrência, que apoiará os responsáveis pela investigação. Nunca realize pagamentos sem se certificar de que a cobrança é verídica.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.