Domingo, 17 Outubro 2021

Dez novos leitos devem funcionar semana que vem, diz prefeitura de Santa Bárbara

Dez novos leitos devem funcionar semana que vem, diz prefeitura de Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste prevê que os dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Santa Bárbara comecem a funciona

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste prevê que os dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Santa Bárbara comecem a funcionar semana que vem. O anúncio do reforço na unidade de saúde foi feito pelo prefeito Denis Andia (PV) em vídeo na noite de quarta-feira. O início das operações no hospital de campanha da cidade será em duas semanas, segundo a prefeitura. 

Em maio, a prefeitura havia ampliado a oferta de leitos de UTI dentro do hospital, de oito para dez leitos de uso geral, e acrescentou outros cinco com isolamento para o tratamento de pacientes com coronavírus. 

O anúncio dos novos leitos aconteceu na semana em que a cidade atingiu 100% de ocupação devido à pandemia da Covid-19. 

“Estamos atentos à necessidade e trabalhando para a ampliação dos leitos de UTI para os pacientes da rede pública municipal. Antes da pandemia, nosso planejamento previa chegarmos a 20 leitos, em agosto deste ano. Com esse novo cenário, antecipamos o cronograma e ainda ampliamos o número, buscando atender também o excesso previsto para esses meses de enfrentamento do coronavírus”, comentou o prefeito. 

A prefeitura também anunciou, para daqui a duas semanas, o início do funcionamento do hospital de campanha que está sendo construído em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

A Unimep cedeu gratuitamente as dependências do bloco 15 do campus local da universidade. Com isso, os investimentos necessários foram mínimos, uma vez que todos os equipamentos e leitos de enfermaria já faziam parte da estrutura da Secretaria de Saúde. 

O Hospital de Campanha terá duas finalidades prioritárias: tratar pacientes diagnosticados e sintomáticos para evitar ao máximo que necessitem de UTI e, também, concluir o tratamento de pacientes que já passaram por UTI e que evoluem para receber alta. 

“Nosso desejo sempre foi o de não precisar utilizar a unidade de campanha. Mas agora é a hora de fazer uso dessa precaução que tivemos, pois trabalhamos prevendo esse momento que chegou. Graças à sua implantação é que podemos, hoje, abrir espaço para os novos leitos de UTI no Hospital Santa Bárbara, transferindo a sua enfermaria Covid-19 para o hospital de campanha e implantando os novos de UTI em seu lugar”, explicou Andia. 

O prefeito voltou a alertar sobre a necessidade de isolamento social para evitar o avança da pandemia na cidade. “Esse momento não é o do relaxamento dos cuidados pessoais e coletivos. A economia pôde retomar parcialmente em nossa região e não se deve confundir isso com um risco menor de contágio. Ao contrário, agora é a hora de redobrarmos nossa proteção, usando máscaras e evitando sair de casa sem necessidade. O comércio reaberto com restrições deve ser aproveitado com prudência, para que possamos avançar no futuro. Se puder, fique em casa”, afirmou. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/