O Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (11), representa uma oportunidade importante para impulsionar o comércio e fortalecer os pequenos negócios.
A data é considerada a segunda mais relevante para o varejo, atrás apenas do Natal. “O Dia das Mães é uma oportunidade ímpar para os pequenos empreendedores se desenvolverem e aprimorarem seus negócios”, afirma o consultor de negócios do Sebrae-SP, Vitor dos Santos.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, 60% dos consumidores pretendem fazer compras presenciais em pequenos estabelecimentos neste Dia das Mães. Outros 13% afirmaram que devem dividir as compras entre lojas físicas e online.

O levantamento também aponta que os consumidores pretendem adquirir, em média, dois presentes. Cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes lideram a preferência. “Esta é uma ótima oportunidade para o empreendedor fidelizar novos clientes — pessoas que, normalmente, não compram em seu estabelecimento”, destaca Vitor.
O preço é o principal fator considerado na hora da compra, mencionado por 70% dos entrevistados. Em seguida, aparecem ofertas e promoções (45%) e, por fim, a busca por produtos diferenciados (34%).
Vitor ressalta ainda que “as pessoas estão dispostas a gastar 3,5% a mais neste Dia das Mães em relação ao ano passado, o que demonstra um aquecimento da economia”.
Como se trata de presentes, a chance de trocas aumenta. Por isso, o consultor reforça a importância de oferecer um bom atendimento pós-venda como estratégia para fidelizar o cliente.