segunda-feira, 8 dezembro 2025
DIA DA PADROEIRA

Dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado com missas e eventos em Campinas

Programação teve corrida, concerto da Sinfônica, reinauguração do relógio da Catedral e missas festivas
Por
Guilherme Pierangeli
Catedral teve cinco missas para comemorar o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

As celebrações do Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, mobilizaram fiéis desde o fim de semana que antecedeu a data litúrgica, comemorada nesta segunda-feira (8). A programação incluiu atividades esportivas, apresentações culturais e diversas missas realizadas na Catedral Metropolitana e em outras paróquias do município.

Corrida e concerto abriram o fim de semana festivo
No domingo (7), mais de mil atletas participaram da 2ª Corrida e Caminhada Nossa Senhora de Conceição, com provas de 6 km masculino, 6 km feminino e caminhada. A largada e a chegada ocorreram em frente à Catedral.
No fim da tarde, a Orquestra Sinfônica de Campinas reuniu centenas de pessoas na Catedral em um concerto especial em homenagem à padroeira.

Missas celebram o dia da padroeira e reforçam tradição católica
Nesta segunda (8), a Catedral — que leva o nome da Santa — promoveu cinco missas especiais. A celebração das 9h30 foi presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Muller, que ressaltou o significado espiritual da data. “Celebramos a imaculada conceição de Virgem Maria e somos lembrados do plano de Deus para conosco. Deus nos quer sem pecados, é só fazermos a escolha como Maria e escutarmos a palavra de Deus, e não Adão e Eva, que escutaram a serpente. Nós temos certeza que Maria Santíssima cuida de nós, porque ela foi dada como mãe aos pés da cruz, e queremos a intercessão dela para que Deus nos realize o sonho de sermos pessoas que vivem sem pecado e realizam a vontade do Pai”, afirmou.

O pároco da Catedral, padre Caio Andrade, destacou a ligação histórica da cidade com a padroeira. “Nossa Senhora da Conceição foi a primeira paróquia de Campinas, fundada em 1774. Ela também é padroeira da Catedral Metropolitana. Maria é maior como discípula de Cristo do que como mãe, pois em virtude de seu ‘sim’ ela acolhe a palavra de Deus e se torna mãe do Senhor”, explicou.

Centenas de fiéis acompanharam as celebrações. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Fé, emoção e participação dos fiéis
A missa contou com apresentação do Coral da Catedral. Mesmo com o forte calor e a falta de lugares para todos os presentes, quem acompanhou a celebração avaliou positivamente a experiência.
“Vim pela primeira vez com meu netinho, Gabriel. Eu venho todo ano, a missa está linda, maravilhosa, hoje em especial muita gente”, disse a aposentada Aparecida Bueno.

Relógio histórico é reinaugurado após restauração
Antes da celebração, foi reinaugurado o relógio da Catedral, instalado originalmente em 1880. O equipamento passou por meses de restauração, com recuperação do mecanismo original e instalação de um sistema de automação que mantém sua sincronia com o toque dos sinos.

Após ser restaurado, relógio da Catedral foi reinaugurado nesta segunda-feira (8). Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Celebrações ocorreram também em outras paróquias
Além das atividades na Catedral Metropolitana, diversas igrejas da cidade realizaram missas ao longo do dia para marcar o Dia da Padroeira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também