sexta-feira, 22 novembro 2024

Dia dos Pais: vendas digitais devem crescer 72% na RMC

As vendas digitais para o Dia dos Pais deste ano devem crescer 72% na RMC (Região Metropolitana de Campinas), em relação à mesma data em 2019. O faturamento poderá chegar aos R$ 104,5 milhões, contra os R$ 60,5 milhões registrados no ano passado. A projeção foi feita pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). 

De acordo com o economista da associação, Laerte Martins, o “efeito pandemia” dinamizou as vendas pelo comércio eletrônico, já que a quarentena reduziu de maneira significativa a circulação das pessoas. 

“O isolamento social está levando o consumidor a se utilizar das compras por e-commerce, indicando uma mudança de hábito que veio para ficar e crescer no comércio varejista”, disse. 

Para a presidente da Acic, Adriana Flosi, o momento é de otimismo. Até o final do ano, acredita, o varejo deve voltar a um patamar próximo ao que apresentava antes da pandemia. 

As estimativas apontam que as vendas referentes ao Dia dos Pais na RMC devem crescer entre 12% e 15% em relação às que foram registradas nos primeiros dez dias de julho. 

A reabertura parcial das lojas e a retomada de outras atividades, aliadas à melhora nos indicadores da pandemia – com a redução das taxas de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e de novas internações na região – geram confiança. O próprio comportamento do consumidor deve melhorar, aponta a associação. Segundo ela, no entanto, não é hora de relaxar.

“Não podemos nos esquecer de que a pandemia não acabou e é imprescindível o comprometimento de todos para que a região seja reclassificada, o mais rápido possível, para a fase amarela do Plano São Paulo”, disse. 

Além de orientar o comércio, a associação criou um guia com orientações de boas práticas de compras para os consumidores (veja abaixo). 

SAIBA MAIS 

Acic segue com sua programação de eventos online, com o objetivo de auxiliar os empreendedores na gestão de seus negócios, nesse momento de retomada das atividades econômicas. Para agosto, estão previstas lives gratuitas com temas como liderança e técnicas para vender pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens. Um programa de networking também faz parte do calendário de atividades, e busca potencializar a rede de contatos dos participantes, criar parcerias de novos negócios e contribuir para o crescimento no faturamento das empresas. 

DICAS PARA O CONSUMIDOR 

– Evite sair acompanhado. – Planeje as compras com antecedência para ficar menos tempo na rua. – Mantenha distância de outras pessoas e opte por vias com menos aglomeração, sempre que possível. – Deixe as compras para depois do quinto dia útil do mês, quando muita gente recebe salário e sai de casa para gastar  
 
Fonte: Acic 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também