As imagens postadas da festa do ano passado – antes da pandemia – mostram a aglomeração ao redor do caminhão-baú lotado de brinquedos. Naquele dia, os amigos que organizam o Dia Encantado distribuíam os presentes na frente da EE Sebastiana Paiê Rodella, no Parque da Liberdade, em Americana. Lembrancinhas que fizeram o Dia da Criança mais feliz para a garotada que vive em áreas de risco. Em 2020, pelo quinto ano consecutivo, o evento acontece de novo. E cerca de 3 mil brinquedos serão distribuídos. Fazem parte da rota, como sempre, núcleos urbanos como o Zincão, a Vila Mathiensen, a região do barbarense Romano…
Mas este ano há novidades. Existe uma preocupação toda especial em garantir a higienização dos pacotes e manter o isolamento social. Os brinquedos devem chegar de porta em porta, sem a badalada festa com sorvete, algodão doce em um único ponto. Só não muda a proposta inicial do projeto: atender, ano a ano, um número maior de crianças.
Ação doa brinquedos novos
O Dia Encantado surgiu em 2016, depois que um grupo de ciclistas que se encontrava toda semana para pedalar decidiu assumir o protagonismo de uma ação social bacana, sem vínculo político algum. Até hoje é assim. A turminha sai pedindo dinheiro a conhecidos e usa toda a arrecadação para os presentes. Há, sim, quem doe até mil reais. Mas tem gente que doa R$ 10,00. Não importa. Cada um ajuda com o que pode.
“O nosso compromisso é doar brinquedos bons, novos”, afirma Thiago Bertoletto, que atua em um escritório ligado ao setor da construção civil. Mas a turma de amigos envolvidos não se limita a empresários, não. Tem gente de toda profissão, classe social e formação intelectual. Todos unidos para fazer o bem. “Desde a primeira edição, já passaram cerca de 150 parceiros no projeto. O grupo se renova, ganha simpatizantes a cada ano.”
COLABORE
As pessoas interessadas em contribuir com a campanha de arrecadação para a compra de brinquedos do Dia Encantado podem pedir informações por meio do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (19) 983468888.