Se você pensa que a rotina do Fórum de Santa Bárbara d’Oeste se resume a audiências, sentenças e à seriedade dos tribunais… pense de novo!
Hoje, a TV TODODIA não vai publicar algo relacionado ao tribunal do júri ou o Código Penal. O objetivo é mostrar o lado musical de quem decide os rumos da justiça na cidade, provando que, após o expediente, o que toca é o ritmo do soul.
Quem são os ‘músicos da lei’?
Eles são juízes e uma promotora de justiça, mas, fora do peso das togas, eles formam a banda “Soul da Toga”. E no centro dessa harmonia está um casal que divide a bancada e o palco: os magistrados Iberê Dias e Elisabeth Roxo.
De um lado, está o juiz Iberê Dias, titular da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri. A seriedade do cargo contrasta com o seu groove no palco. Iberê comanda o contrabaixo e o backing vocal com o ritmo de quem cresceu ouvindo Tim Maia e Jorge Ben Jor. Ele é a voz grave da lei, agora no embalo do soul.
Se Iberê traz o ritmo pulsante, a esposa, juíza Elisabeth Roxo, da 2ª Vara Criminal, é a base com formação mais clássica. Elisabeth é um talento que nasceu cedo. Com formação clássica, ela não se limita a um instrumento: ela passeia entre o saxofone, a flauta doce e o palco, adicionando a melodia sofisticada da sua paixão. Ela é o sopro da Justiça.

O desafio logístico
A banda “Soul da Toga” tem uma legislação interna muito clara: proibido falar de processos ou tribunais nos ensaios! Mas o grande desafio não é legal, e sim logístico: unir esses talentos de peso de diferentes esferas da Justiça.
A turma é eclética e numerosa! A única promotora de justiça do time, Daniela Réquia, é a mais nova integrante na percussão. O time ainda conta com um juiz federal, e os juízes estaduais Fábio Luparelli no vocal, André Carneiro na bateria, Felipe Menezes e José Fernando Seifarth nas guitarras, Eduardo Helene no saxofone tenor e Marcelo Salmaso no trombone.
Do tribunal para os palcos, e agora para a tela! Iberê, juiz e músico da banda, aparece em uma nova função: entrevistador bem-humorado!
O vídeo exclusivo e hilário, onde os integrantes discutem a regra de ouro de não falar de trabalho, está no Instagram da banda, @souldatoga. Na gravação, Iberê entrevista os integrantes da banda.
Melhor sentença
Momentos como esse, de lazer e pura descontração, provam que a música é, de fato, a melhor sentença. Ela contribui para amenizar a tensão e o peso das decisões tomadas ao longo do dia, transformando o estresse em puro “Soul da Toga”.





