A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 7h20, uma força-tarefa de pré-inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é voltada para aqueles que têm 15 anos ou mais e ainda não concluíram os estudos.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que aproximadamente 3,5% dos eleitores de Sumaré, o que corresponde a cerca de 8 mil pessoas, são analfabetos, conseguindo apenas ler e escrever o próprio nome. Diante desse cenário, o programa EJA surge como uma ferramenta para mudar essa realidade, oferecendo vagas para o ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Cinco escolas participarão da ação. A pré-inscrição poderá ser realizada presencialmente em qualquer uma das unidades: EM Mundo Alegre da Criança, EMEF Maria de Jesus Segura, EMEF Augusta Ravagnani Basso, EMEF Professora Eliana Minchin Vaughan e EMEF Professora Nilza Thomazini.
“A Educação transforma vidas”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Danilo de Azevedo, ressaltando a importância da iniciativa.
Os interessados em retomar seus estudos devem comparecer a uma das escolas participantes munidos dos seguintes documentos:
- Documento com foto (RG ou CNH)
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento
- RG e CPF
- Comprovante de endereço
- Histórico escolar ou Declaração de Transferência (se houver)