Educação Financeira foi o tema escolhido para o Conexões Femininas, em pesquisa pública, pelas mulheres empreendedoras de Piracicaba. As atividades, organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, acontecem em várias montagens ao longo do ano para conectar e fortalecer o empreendedorismo feminino.
A segunda edição aconteceu na noite de quinta-feira (24) na AEAP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba e trouxe a consultora financeira, Amanda Beltrame que trouxe conteúdos que vão além do dinheiro. “Vamos falar de várias situações que envolvem o financeiro de uma empresa e trazer o dinheiro como consequência e facilitador para o empreendedorismo”, enfatizou.

A gerente da Secretaria, Luciane Leães comentou que o objetivo é conectar mulheres com suas experiências, vitórias e dificuldades. “É uma iniciativa voltada ao fortalecimento feminino no empreendedorismo feminino local”, completou.
Próximas edições
O Conexões Femininas acontece em mais três edições ao longo do ano com atividades e temas diferentes.
Na pesquisa realizada pela Prefeitura, também foi constatado que 68% das respondentes relataram que seus principais desafios estão relacionados a vendas e divulgação. Diante dessa afirmativa, 94% querem participar de oficinas que ensinem a usar ferramentas simples de tecnologia, como planilhas, apps de pagamento e edição de imagens.
Portanto, segundo informações da gerente da Secretaria, as próximas edições terão como tema marketing, precificação e palestras motivacionais e está previsto para acontecer no mês de setembro de forma gratuita. A empreendedora, Márcia Mondin tem duas empresas desde 2022 e disse que a motivação para empreender veio após a maternidade. “Muitas vezes a logística de empresas não acompanham essa nova fase da mulher, empreendi e estou muito feliz em conseguir conciliar trabalho e maternidade”.