quinta-feira, 25 abril 2024

Em 14 dias, 100 comércios notificados

Em 14 dias de fase emergencial, do dia 15 de março até domingo (28), cerca de 100 estabelecimentos foram notificados pela Vigilância Sanitária em Americana. Os locais descumpriram normas do Plano São Paulo, do governo do estado, que permite atualmente só atividades essenciais na região. Mais de um terço dos locais eram academias.

Segundo a Prefeitura de Americana, foram notificados 102 estabelecimentos, uma média de pelo menos sete por dia, nestas duas semanas iniciais de fase emergencial, no ápice da pandemia na cidade e na região.

A alta de internações e lotação dos hospitais fizeram com que o estado criasse a fase emergencial do Plano São Paulo, mais restritiva que a fase vermelha. Inicialmente, a fase emergencial iria até o fim de março, mas o governo já a prorrogou pelo menos até 11 de abril.

Dos 102 estabelecimentos flagrados com irregularidades entre 15 de março e domingo (28) pela fiscalização em Americana, aproximadamente um terço, 36, eram academias. O setor é alvo de polêmica e grandes reclamações dos profissionais, que exigem que a atividade seja essencial.

Completam a lista 28 estabelecimentos comerciais em geral, oito bares, oito restaurantes, cinco escritórios, quatro salões de cabeleireiro, três padarias, dois salões de beleza, uma área de lazer, uma imobiliária, um supermercado, um empório, uma casa lotérica e um condomínio residencial.

Além disso, houve também a interrupção de duas festas, segundo o Executivo. “Todos foram notificados por descumprirem as normas estabelecidas em decreto estadual e municipal, quer seja pelo não uso de máscara, funcionamento não permitido durante a referida fase, aglomerações, horário de funcionamento não permitido, entre outras situações”, aponta.

SANTA BÁRBARA

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que registrou, neste final de semana (27 e 28), 13 ocorrências de descumprimento das medidas restritivas previstas na fase emergencial do Plano São Paulo. Foram oito bares, três depósitos de bebidas, um espaço de evento e um restaurante. Todos os estabelecimentos tiveram as atividades encerradas.

“A ação envolveu a Guarda Municipal e o setor de Fiscalização de Obras e Posturas. As ocorrências foram encaminhadas para a Vigilância Sanitária para avaliação e aplicação de penalidades”, relata o Executivo. Na semana passada, nos primeiros dias da fase emergencial, Santa Bárbara fechou quatro academias que estavam abertas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também