sábado, 18 janeiro 2025

Em 80 dias, mortes por Covid dobram em Sumaré

Líder em óbitos pela Covid-19 na região, Sumaré dobrou o número de mortes pela doença nos últimos 80 dias, chegando na última sexta-feira a 654 vítimas fatais. Os números fazem com que o município tenha o segundo pior cenário em todo o estado de São Paulo entre cidades do mesmo porte.
Até sexta, Sumaré tinha 654 óbitos pela doença, com 19 mil casos confirmados, e havia vacinado 32 mil pessoas com a primeira dose. De acordo com os boletins do município, em 1º de fevereiro de 2021, a cidade somava, desde o início da pandemia, em março de 2020, 324 óbitos pela doença. De lá para cá, pouco mais de 80 dias depois, a cidade dobrou esse número e hoje lidera o número de mortes na região de Americana.
A reportagem do TODODIA fez um levantamento do cenário da pandemia em outros cinco municípios paulistas com o tamanho da população mais parecido com a de Sumaré, que tem, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 286 mil pessoas. Foram analisadas Barueri, Embu das Artes, Limeira, Suzano e Taboão da Serra, que têm entre 276 e 300 mil habitantes.
Desse grupo, apenas Barueri, na Grande São Paulo, tem cenário pior que o de Sumaré. O município tinha até sexta 730 óbitos e 19 mil casos confirmados, e vacinado 33 mil pessoas com a primeira dose.
Suzano é a cidade que mais se aproxima de Sumaré em relação às mortes: foram 629 até sexta, com 15 mil casos confirmados. O município, que tem 16 mil moradores a mais que Sumaré, aplicou a primeira dose da vacina em 31 mil pessoas.
Limeira, que é distante apenas 40 km de Sumaré, somava até sexta 609 óbitos e tinha número bastante superior de casos, com 27 mil. O município, no entanto, vacinou quase 10 mil pessoas a mais que Sumaré até agora com a primeira dose do imunizante. Já Embu das Artes e Taboão da Serra apresentam cenário consideravelmente melhor no comparativo com o grupo.
Em nota sobre o cenário de óbitos em comparação com as outras cidades, a Prefeitura de Sumaré afirmou que tem empregado todos os esforços para combater a pandemia no município, incluindo o aumento de leitos, abertura de hospital de campanha, endurecimento das medidas restritivas de circulação de pessoas, bem como o andamento da campanha de vacinação.
A administração citou que é preciso colaboração da população para evitar aglomerações, usar máscaras para sair de casa, manter o distanciamento social e adotar medidas de higiene para conter a proliferação do vírus.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também