Na manhã desta terça-feira (18), o presidente da Câmara Legislativa de Americana, Thiago Brochi (PL), participou da primeira edição do jornal TODODIA, em uma entrevista com o apresentador Carlos Kabela.
Eleito para ser presidente da Câmara no biênio 2023-2024, o vereador falou sobre sua primeira experiência no comando do Legislativo americanense e fez um balanço da gestão.
Segundo Thiago, com o apoio de uma equipe o trabalho flui bem, sendo um trabalho desafiador, mas com um bom andamento do trabalho. “Depois de quase 1 ano e meio eu venho administrando a casa junto com os funcionários numa certa tranquilidade”
Mudança de partido
Com a abertura da Janela Partidária em todo ano eleitoral, alguns vereadores optaram pela troca de partidos antes – um deles, o próprio brochi, que se desfiliou do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em 2022, mirando partidos mais alinhados à direita, se filiou ao PL (Partido Liberal) durante este período.
Segundo Brochi, ele não estava feliz com o partido que estava e devido à aproximação do Governo de São Paulo e de pautas de Segurança Pública optou pela troca, para também ter mais espaço de ideias dentro de um partido. “Fiz de tudo para que eu estivesse lá”, diz.
O vereador ainda não confirmou sua pré-candidatura no Legislativo.
LDO
Na sessão desta terça, a Câmara dos Vereadores vota, em primeira discussão, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), um instrumento de planejamento que determina as metas e prioridades da administração pública e norteia a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). Ela dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas e o controle dos custos, entre outros requisitos.
Em uma das observações apresentadas, Thiago apontou que um dos destaques que ele apresenta é um novo prédio para o Corpo de Bombeiros.
“Deve ser uma votação tranquila, mas de muito debate e muitas observações, porque cada vereador ali vai colocar seu destaque na LDO para que a gente possa realmente fazer o trabalho que tem que ser feito para Americana poder avançar”, destaca Brochi.
Confira a entrevista completa: