Desde a mudança para a Rua Pedro Consulin, no Centro, no último dia 1º de agosto, o Procon de Sumaré registrou um aumento de 18% na média mensal de atendimentos. É o que revela um balanço divulgado na sexta-feira (26) pela prefeitura da cidade.
Novo espaço facilitou atendimento
No caso do Procon, o novo espaço é mais acessível, situado em pleno coração do comércio da região central, na esquina com a Avenida 7 de Setembro, o que certamente contribuiu para elevar os números de atendimentos mensais.
Em janeiro de 2025, por exemplo, ainda no endereço antigo, o órgão de defesa do consumidor da cidade registrou 246 atendimentos. Em agosto, esse número pulou para 530. E em setembro já são 435 atendimentos na parcial até o dia 25.
“No comparativo, a média de atendimentos cresceu 18% após a mudança de endereço, evidenciando a importância do acesso facilitado para a população. O Procon segue prestando atendimento rápido e eficiente, reafirmando sua missão de defesa do consumidor”, divulgou a prefeitura.

156 mantém “ritmo elevado” de solicitações
Além do Procon Municipal, o 156 também teve aumento de procura pela população, mostram os dados mais recentes de atendimentos.
O canal de atendimento 156, que funciona como porta de entrada para solicitações, denúncias e informações de interesse público em Sumaré.
No período entre junho e setembro, o 156 municipal contabilizou 2.344 registros, com 1.428 concluídos, o que representa 61% de demandas atendidas.
Para o secretário municipal de Controle e Transparência, Alisson Chuma, “os números comprovam o esforço da administração em ampliar o acesso aos serviços públicos e dar respostas concretas às necessidades da comunidade”.
“O crescimento dos atendimentos no Procon e no 156 mostra a confiança da população e o resultado de um trabalho que prioriza transparência, eficiência e proximidade com o cidadão. Seguiremos aprimorando os canais de atendimento para oferecer serviços cada vez mais ágeis e de qualidade”, destacou Chuma.

Somente presencialmente
Lembrando sempre que todas as interações com os cidadãos são realizadas exclusivamente na sede do Procon Sumaré, ou seja, todos os atendimentos são presenciais.
O Procon não realiza cobranças por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários por meio de aplicativos como WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais.
O órgão de defesa do consumidor fica na Rua Pedro Consulin, nº 73, esquina com a Avenida 7 de Setembro, no Centro.
Para esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o Procon Sumaré pelo telefone (19) 3399-5031.