
A partir desta terça-feira (20), todas as pessoas com idade a partir de 6 meses já podem receber a vacina contra a gripe em Campinas. A ampliação do público-alvo foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo diretrizes do governo estadual e do Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde (CSs) da cidade, sem necessidade de agendamento.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. O imunizante deste ano oferece proteção contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser administrado junto a outras vacinas do Calendário Nacional.
Desde o início da campanha, em 8 de abril, foram aplicadas 142.660 doses de vacina contra a gripe na cidade. Do total, 83.663 doses foram aplicadas em idosos, 14.790 em crianças de 6 meses a 5 anos e 2.677 em gestantes.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% de cada grupo que integra o público prioritário. Para crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez, é necessário tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as doses.
Além da vacinação, a orientação da Saúde é reforçar medidas de prevenção a doenças respiratórias, como a higienização frequente das mãos, uso de máscaras em caso de sintomas gripais e manter os ambientes bem ventilados.
Os horários das salas de vacinação nas unidades de saúde podem ser consultados no site: vacina.campinas.sp.gov.br.