Mais de 15,9 mil ações contra o mosquito Aedes Aegypti foram efetuadas pela equipe do setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal em Nova Odessa no ano de 2024, até a última segunda-feira (15).
Dentro dessas ações, 4.078 visitas domiciliares foram feitas por parte da equipe de agentes municipais de Endemias e de Saúde, mobilizados no combate diário contra o perigoso inseto. As visitas casa a casa incluem a busca de pacientes sintomáticos e a eliminação de criadouros do Aedes.
Os dez profissionais mobilizados realizaram ainda outras 2.580 visitas “casa a casa” durante os “mutirões”, realizados aos sábados, em bairros selecionados, devido ao maior risco de transmissão da doença, totalizando 6.658 imóveis vistoriados em três meses e 15 dias.
Vinculado à da Secretaria Municipal de Saúde, o órgão realizou as mobilizações nos jardins São Manoel (três vezes), Green Village, Santa Rita 1, Alvorada, Centro e Lopes Iglesias.
O Setor de Zoonoses ainda atendeu 220 reclamações de moradores denunciando imóveis e terrenos que serviriam como possíveis “maternidades de Aedes”, em todas as regiões da cidade.
Nebulização
Também foram promovidas, três ações de nebulização veicular (o famoso “fumacê”) contra os mosquitos Aedes aegypti adultos em 24 localidades, totalizando 152 quadras e 4.671 imóveis “dedetizados”.
A nebulização só é autorizada pela Sucen (Superintendência Estadual de Controle de Endemias), em quadras com dois ou mais casos positivos em curtos períodos.
Segundo a Prefeitura, as ações contra o mosquito seguem e são diárias, com a busca casa a casa, recolhimento de materiais inservíveis e orientação da população em bairros específicos aos sábados.
Para as crianças, está em andamento ainda o Projeto “Aedes aegypti: não deixe este mosquito morar na sua casa”, que leva informações sobre o inseto e sobre a doença para alunos da Rede Municipal de Educação – que atende a 5.300 alunos de zero a 10 anos de idade, em 25 unidades.
Casos
Nova Odessa atingiu nesta terça-feira (16) 1.787 casos positivos de dengue, tendo dois possíveis óbitos em investigação e nenhum confirmado por dengue até o momento neste ano.
Os dados estatísticos sobre dengue podem ser consultados no Painel de Monitoramento da Dengue. O painel está disponível no link: https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue.