Dois suspeitos foram presos por guardas civis municipais e um deles acabou autuado em flagrante em acusação de tráfico de drogas, na segunda-feira de Carnaval (4/3), no bairro Itaici, em Indaiatuba. Os patrulheiros foram até uma residência confirmar uma denúncia sobre tráfico de entorpecente e pediram auxílio de uma equipe de Canil da corporação para que pudessem fazer uma varredura mais detalhada no local.
Bastou algum tempo de trabalho do cão Iron, treinado para o tipo de ocorrência, para que fossem localizados 200 pinos de cocaína, 50 pedras de crack e 40 porções de maconha, tudo embalado para a venda ao varejo. Foi apreendida também a quantia de R$ 104,00, que a Polícia suspeita serem provenientes da venda dos entorpecentes. O caso foi apresentado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Indaiatuba para a elaboração do flagrante e para serem tomadas outras providências judiciais cabíveis.
No período pré-Carnaval e de Carnaval, foi a terceira vez que cães de alguma GCM (Guarda Civil Municipal) foram decisivos em ações que resultaram em apreensões de drogas em cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Na quinta-feira pré-Carnaval (28/2), equipes de Canil fizeram apreensões de entorpecentes em Americana e em Sumaré.