quinta-feira, 19 fevereiro 2026
ENSINO PÚBLICO

Escola estadual de Cosmópolis se destaca em aprovações de alunos em universidades públicas

Alunos do terceiro ano da Escola Alberto Fierz conquistam vagas na Unicamp, UFFS, Fatec e outras instituições por meio do Provão Paulista, Sisu e Prouni
Por
Thayla Nogueira
Além das aulas regulares, os estudantes participaram da eletiva “Virando Bicho”. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

A Escola Estadual Alberto Fierz, em Cosmópolis, encerrou o ano letivo celebrando um verdadeiro show de aprovações em universidades públicas e programas de acesso ao ensino superior.

Alunos do terceiro ano garantiram vagas em cursos como Engenharia Física, Agronomia, Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Logística. Entre os destaques está a aprovação em Engenharia Física na Unicamp, uma das universidades mais concorridas do país.

Projeto de vida desde o primeiro ano
Segundo o diretor Felipe Roldão, o resultado é fruto de um trabalho contínuo que começa no início do ensino médio. “O papel da escola é preparar o estudante nesses três anos, na concepção do projeto de vida deles. Colocar a importância do conhecimento e dessa preparação de um sonho, pra que no terceiro ano eles consigam realizar o acesso à universidade”, afirmou.

Ele também destacou o papel das políticas públicas, como o Provão Paulista. “É uma importante ferramenta pra colocar o aluno da escola pública direto nas universidades públicas.”

Com três turmas de terceiro ano previstas para 2026, a expectativa da direção é ampliar ainda mais o número de aprovações. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

Preparação acadêmica e emocional
Além das aulas regulares, os estudantes participaram do “Virando Bicho”, focado na preparação para vestibulares.

A professora Evellyn Angelo explica que o trabalho foi além do conteúdo. “A gente focava em revisão, resolução de exercícios e dicas, mas também trabalhamos competências socioemocionais, porque no terceiro ano eles enfrentam muita cobrança.”

Segundo ela, a principal dificuldade era a insegurança. “Eles tinham conhecimento, mas duvidavam da própria capacidade.”

Histórias de superação
Arthur Cabrini, aprovado em Engenharia Física na Unicamp, conta que não esperava o resultado. “Foi muito estudo e foco nas matérias de exatas. Eu não esperava, mas foi muito satisfatório.” Para ele, o ensino superior é essencial. “O mercado de trabalho está exigindo muito. O estudo é tudo.”

Elisa Pires, aprovada em Agronomia na UFFS, destaca o apoio recebido. “Foi estudo, acompanhamento da escola, da minha família e estratégia. E muita paciência.” Ela resume em uma palavra o sentimento ao ver o resultado: gratidão.

Já Hellen Rodrigues, aprovada em Gestão Empresarial na Fatec, sempre teve o objetivo de cursar uma faculdade. “Tudo o que a gente vai se esforçando e juntando de conhecimento ajuda no final pra conseguir a vaga.”

A estudante também deixa um conselho: “Se você quer passar numa faculdade, basta se esforçar e se dedicar. Seja você sua própria motivação.”

Expectativa para 2026
Com três turmas de terceiro ano previstas para 2026, a expectativa da direção é ampliar ainda mais o número de aprovações. Para a escola, cada conquista representa não apenas um resultado acadêmico, mas a concretização de projetos de vida construídos ao longo dos anos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também