quarta-feira, 5 fevereiro 2025
CENTENÁRIO

Escola Gabriel de Oliveira abre exposição de 110 anos no Museu da Imigração

Projeto ficará aberto à visitação pública por 30 dias gratuitamente
Por
Anderson Junque com informações da PMSB
Foto: Divulgação

O Museu da Imigração recebeu nesta segunda-feira, 29, a abertura da exposição que celebra o aniversário de 110 anos da escola José Gabriel de Oliveira – o primeiro grupo escolar do munícipio. O evento iniciou às 19h e foi fechado para convidados.

A exposição ficará aberta à visitação pública até dia o dia 30 de junho, de terça-feira a sábado, entre 9h e meio-dia e das 13h às 17h.

A diretora da unidade escolar, Viviane Jordão Moro, disse que o projeto é um instrumento de resgate da história da escola. “É uma experiência indescritível, é muito gratificante fazer parte e resgatar junto aos alunos a história dessa escola”, afirmou.

O dirigente regional de ensino, Haroldo Ramos Teixeira, esteve presente no evento e disse que a exposição celebra a história da escola. “É um evento que celebra a história de uma escola, José Gabriel de Oliveira, 110 aos. É uma exposição maravilhosa. Vale a pena vir aqui, foi preparada com muito carinho”, disse.

O prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan, avaliou o evento como um marco para o município.
“Os 110 anos do José Gabriel de Oliveira é um marco importante para qualquer barbarense. É a escola mais antiga da cidade. Tem tradição. Tem história. Eu me sinto extremamente honrado como prefeito, vir aqui, marcar essa exposição”, concluiu.

Patrono
José Gabriel de Oliveira e Souza, barbarense, nasceu em 8 de outubro de 1852 e faleceu aos 86 anos. Filho de Antonia Ferraz de Souza Campos e Antonio Theodoro de Oliveira e Souza, estudou e se dedicou à carreira comercial no estabelecimento de seu pai. Foi chefe do Partido Republicano Paulista, juiz de paz, inspetor de ensino, presidente da Câmara Municipal e prefeito de 1914 a 1926.

Conseguiu grandes obras para a cidade, entre elas, a construção do Grupo Escolar Santa Bárbara, da Praça Central, da Casa de Câmara e da Cadeia Pública (hoje Museu da Imigração), implantação da energia elétrica, instalação da Usina Santa Bárbara, além de doar terras e se empenhar na construção do ramal ferroviário; também influenciou obras, como a Cia. Fiação e Tecelagem Santa Bárbara e a Cia. de Estrada de Ferro e Agrícola de Santa Bárbara.

A Praça “Tenente Antonio Theodoro de Oliveira e Souza”, que abria a unidade escolar, recebeu em 2020, pela Prefeitura, diversas obras de melhorias, como a recuperação do piso, instalação de intertravados, paisagismo e nova iluminação.

Serviço:
Evento: Exposição dos 110 anos da escola estadual José Gabriel de Oliveira;
Local: Museu da Imigração;
Endereço: Rua João Lino, 371, Centro – Santa Bárbara d´Oeste;
Data: 30 de maio a 30 de junho;
Horário: terça-feira a sábado – 9h às 12h e 13h às 17;
Entrada: gratuita.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também