
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada no Parque Novo Mundo, em Americana, será a próxima unidade a receber o projeto de psicologia escolar “Caminhos para o Respeito: Diálogos e Ações”, com o objetivo de prevenir e combater o bullying nas escolas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação de Americana e terá início na próxima terça-feira (1º).
Executado pela primeira vez em 2024 no CAIC Prof. Sylvino Chinelatto, no Jardim da Paz, o projeto piloto envolveu estudantes, famílias, professores, gestores e equipes de apoio. A ação resultou em 80,6% dos estudantes do 8º e 9º anos afirmando que aprenderam algo novo, e 85,7% dos professores consideraram que as atividades aumentaram suas habilidades no manejo do bullying.
O foco do projeto é promover valores como empatia, respeito, diversidade, cooperação e proatividade entre os estudantes. A ideia é incentivar os alunos a se ajudarem mutuamente e a se tornarem agentes ativos na transformação da escola em um ambiente mais saudável e inclusivo.
“A contratação de psicólogos escolares por meio de concurso público foi uma medida acertada da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi, e a iniciativa começa a colher frutos positivos, trazendo mais empatia para o ambiente escolar. Construir um espaço acolhedor na escola é um trabalho diário e que envolve a participação de todos”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
Na EMEF Paulo Freire, o projeto será direcionado a cerca de 140 alunos do 8º ano. Após passarem por uma trilha de aprendizado, os estudantes promoverão intervenções com outras turmas da escola, ampliando o impacto da iniciativa. O projeto foi previamente apresentado aos gestores e professores da unidade, e, na próxima terça-feira, será oficialmente iniciado com os alunos.