A Escola Estadual Maria Frizzarin, que fica no Jardim Mirandola, em Americana, amanheceu ontem novamente sem os cabos de energia, que voltaram a ser furtados durante a madrugada. Foi a segunda vez que isso ocorreu em apenas 19 dias.
O primeiro furto dos cabos de energia ocorreu dia 10 e deixou professores e alunos no escuro. Conforme o TODODIA publicou no dia 25, as aulas estão acontecendo em ambiente inadequado. Os alunos estão alocados na biblioteca e também no refeitório, locais onde há maior incidência de luz natural.
De acordo com uma funcionária que pediu anonimato, os alunos só não estão sem merenda porque uma igreja próxima e vizinhos deixaram a escola usar um freezer para guardar os alimentos. “Mas está tudo sendo feito no jeitinho. É difícil para o professor e também para os alunos”, disse a funcionária.
À época, quando fazia 15 dias que os cerca de 200 alunos estavam passando por essa situação, o Governo do Estado informou que os reparos aconteceriam no final de semana e que o problema estaria resolvido na segunda-feira. O custo do reparo seria de cerca de R$ 28 mil.
Os reparos terminaram anteontem, mas a escola nem chegou a ter o serviço de energia elétrica retomado, pois os fios foram furtados na madrugada de ontem.
Uma equipe da CPFL Energia esteve na escola na manhã de ontem para refazer a ligação.
A Secretaria de Educação do Estado informou que o reparo foi concluído e a energia restabelecida, um Boletim de Ocorrência foi registrado e a escola solicitou reforço para a Polícia Militar.
Em uma rede social, Karen Silva reclamou da situação. “Estou indignada, com tal situação. Já é a terceira vez que furtam toda a fiação elétrica da escola, os alunos ficam sem aula, e gera-se insegurança dos pais para com seus filhos. Esse tipo de ação que vem aumentando nos últimos dias, mas nada se ouve sobre as estratégias por parte da Secretaria de Segurança Pública. Fiscalizações aos estabelecimentos que compram esse tipo de material, deveriam ser feitas para coibir o crime contra o patrimônio público. E a população pode e deve acionar os conselhos comunitários de segurança pública”, escreveu.
Em nota a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que a Polícia Civil investiga os furtos ocorridos na escola no Jardim Mirandola. “A equipe de investigação realiza buscas na região para encontrar câmeras de monitoramento e testemunhas que ajudem no esclarecimento do crime”.
A secretaria ainda apontou que a 1ª CIA do 19º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), realiza policiamento ostensivo e preventivo no bairro por meio de policiamento comunitário, Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) e ronda escolar. “O trabalho na área será intensificado e reorientado para coibir os crimes na região”, concluiu.
Creche fica sem aula por 10 dias
Na madrugada do dia 22, a Creche Tupã, no Vale das Nogueiras, região do Antonio Zanaga, também em Americana, foi alvo de furto e vandalismo, com danos na fiação elétrica da escola, que ficou sem energia.
Segundo o BO da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana) quatro indivíduos danificaram a cerca da escola e entraram na unidade. Eles chegaram a cortar os fios de transmissão de energia elétrica, mas acabaram não conseguindo levar os cabos, que não podem ser emendados.
Cerca de 90 crianças, de 0 a 3 anos de idade, precisaram ser dispensadas por falta de condições de atendimento.
A obra para resolver os problemas causados e restabelecer a energia elétrica começam hoje e a unidade deve reabrir na próxima segunda-feira, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail