terça-feira, 14 outubro 2025
PROJETO DE REFORMAS

Escolas de Sumaré passam por vistoria para reforma antes da implantação do modelo cívico-militar

O objetivo da análise é verificar a estrutura das unidades escolares e definir os primeiros passos para as obras de adaptação ao novo modelo de ensino
Por
João Victor Viana

Aprovadas para receber o modelo cívico-militar, as escolas municipais Magdalena Maria Vedovatto Callegari e Eliana Minchin Vaughan, de Sumaré, estão passando por uma visita técnica da equipe de Engenharia e Arquitetura, junto à Secretaria Municipal de Educação, para iniciar o projeto de obras.

O objetivo da análise é verificar a estrutura das unidades escolares e definir os primeiros passos para as obras de adaptação ao novo modelo de ensino.

Pontos analisados
Durante a vistoria, os profissionais avaliaram as condições físicas das escolas e levantaram as necessidades de adequações. Segundo a Secretaria de Educação, as reformas vão preparar os prédios para receber estudantes, professores e equipes com mais segurança, conforto e funcionalidade.

O secretário de Educação, Danilo de Azevedo, afirmou que todas as unidades da rede municipal receberão atenção. “Estamos trabalhando para que cada escola seja reestruturada, independentemente do modelo. Todas as unidades passarão por reformas para que nossos alunos tenham ambientes adequados e acolhedores”, disse.

Escolas passam por análise para adaptações antes da implantação do modelo cívico-militar. Foto: Prefeitura de Sumaré

Reparos foram feitos durante as férias
Durante o recesso escolar, as escolas municipais receberam reparos por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM). Com investimento de R$ 1,3 milhão, liberado no início do ano letivo, as unidades têm autonomia para aplicar os recursos em manutenção, adequações físicas e pedagógicas. O valor representa um aumento de R$ 568 mil em relação ao ano anterior, o maior repasse já realizado desde a criação do programa.

Segundo a administração municipal, além do PDDEM, já está em fase de implementação um novo programa que prevê reformas estruturais completas em todas as escolas da rede. Diferentemente das ações de manutenção pontual, o objetivo é realizar uma reestruturação contínua.

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