sábado, 19 abril 2025

Escolas particulares de Santa Bárbara retomam aulas presenciais

Quase um mês após a data de permissão de retomada, nove escolas particulares voltaram às aulas presenciais em Santa Bárbara d’Oeste. A informação foi revelada ao TODODIA. Decreto do prefeito Denis Andia (PV) permite o retorno desde 7 de outubro. Segundo a nota do Executivo municipal, as nove escolas “seguem os protocolos do Plano São Paulo”.

O Colégio Pilares é um deles. A escola retomou desde 19 de outubro, conforme publicado em sua página no Facebook na ocasião. “Ainda com um número bastante reduzido, mas com uma imensa alegria de ter novamente as crianças conosco”, dizia a publicação.

Além da Educação Infantil, os ensinos Fundamental e Médio também retomaram ainda no fim de outubro. “Com todos os cuidados necessários, os estudantes puderam rever parte dos amigos, dos professores e voltar ao ambiente escolar”, destaca o site da escola.

Colégios particulares tradicionais de Santa Bárbara, como o Ethos Mundo Encantando e o Objetivo, seguem com aulas remotas. A Prefeitura não informou quais são as escolas particulares que retomaram as aulas presenciais.

Na vizinha Americana, o prefeito Omar Najar (MDB) permitiu a volta de aulas presenciais nas escolas particulares a partir desta terça (3), desde que com 35% de aprovação dos pais. A Secretaria de Educação informou em 23 de outubro que nove escolas desejam retomar e quatro delas já tinham entregado a documentação completa.

Conforme apurado pelo TODODIA, pelo menos cinco das mais tradicionais escolas particulares de Americana já tiveram a volta das aulas presenciais descartadas este ano, após negativa dos pais: Dom Bosco, Colégio Ilimit, Instituto Educacional, Anglo Cezanne e Politec.

A reportagem questionou durante a semana passada, até sexta-feira (30), as prefeituras das cinco cidades da região sobre o número de escolas particulares que retomaram as aulas presenciais em cada cidade e quantas demonstraram interesse. Até segunda-feira (2) apenas a Prefeitura de Santa Bárbara respondeu aos questionamentos do TODODIA.

As prefeituras de Hortolândia e Sumaré permitiram a volta das escolas particulares desde 14 de setembro e o Executivo de Nova Odessa desde 7 de outubro. Todas as administrações municipais seguem protocolos sanitários baseados no Plano São Paulo do Governo do Estado.

Segundo o Estado, a reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas, a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, o limite máximo é de 20%.

REDE MUNICIPAL

Santa Bárbara deve manter as aulas da rede municipal remotas neste ano letivo. Nova Odessa vive a mesma situação. Americana, Hortolândia e Sumaré já descartaram a volta presencial das aulas das redes municipais neste ano.

38% das estaduais já voltaram às aulas

Com a volta de cinco unidades nesta terça-feira (3), mais de um terço (38%) das escolas estaduais de Santa Bárbara retomaram as aulas presenciais. A Prefeitura seguiu o Governo do Estado e permitiu desde 7 de outubro o retorno da rede estadual. A decisão fica a critério de cada escola. Oito escolas já retornaram, com aulas de reforço e recuperação.

Segundo a Diretoria Regional de Ensino de Educação do Estado, vão retomar as aulas presenciais a partir desta terça as escolas: Prof. Antonio Matarazzo (Cândido Bertini), Profª Romana de Oliveira Salles Cunha (Jardim das Laranjeiras), Monsenhor Henrique Nicopelli (Jardim Pérola), Profª Sonia Ap. Bataglia Cardoso (Jardim Pérola) e Prof. Odair de Oliveira Segamarchi (Vista Alegre).

A informação foi revelada pelo Professor Haroldo Teixeira, diretor de ensino na região.

Já retomaram as aulas presenciais as escolas: Profª Maria de Lourdes Beozzo Franchi e Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg (Mollon); Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino (31 de Março), Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes (Vila Linópolis); Profª Luzia Baruque Kirche (Roberto Romano), Prof. Jorge Calil Assad Sallum (Residencial Furlan), Prof. Dirceu Dias Carneiro (Santa Rita de Cássia) e Coronel Luiz Alves (Vila Siqueira Campos).

Segundo Haroldo, a retomada está acontecendo de forma gradual. “Estamos bem devagar, com muita cautela, dentro das normas e protocolos.” Por enquanto, as aulas são de reforço e recuperação com foco em aulas de português e matemática.

Em Nova Odessa, duas das seis escolas estaduais também retomaram. O município permitiu a volta desde 7 de outubro, com a decisão por conta de cada escola. Já em Americana, decreto obriga aprovação de 35% dos pais de aluno. De acordo com Haroldo, nenhuma das 40 escolas estaduais de Americana atingiu a porcentagem para voltar.

Onze das 26 escolas da rede estadual de Hortolândia e 18 das 36 de Sumaré retomaram as aulas presenciais, aponta o Estado. Portanto, na região, 54 de 144 escolas voltaram.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também