Ao menos três unidades escolares de Americana registraram ontem falta de alguns produtos alimentícios, principalmente no setor de hortifruti, no retorno do recesso escolar, segundo o Conselho Municipal de Educação. A Prefeitura de Americana reconheceu a situação e afirmou que a distribuição será regularizada até segunda-feira.
De acordo com a presidente do conselho de Educação, Mirian Kelly Maschietto, o desabastecimento foi constatado por ela em três unidades: Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Potira, Casa da Criança Jaguari e Cheche Curimã. As crianças tiveram alimentação, porém alguns produtos pontuais não estavam disponíveis, como os de hortifruti.
“Entrei em contato com o Conselho Municipal de Alimentação e informei o problema”, disse Mirian, que fazia outra checagem nas unidades quando constatou o problema.
A presidente informou que as diretoras chegaram a usar verbas próprias das unidades para adquirir de forma emergencial os produtos. “Diretoras e coordenadoras das escolas providenciaram o que estava faltado. As escolas tem recurso e contribuição própria, e fizeram para suprir a falta, especialmente de creches, que não podem ficar sem”, explicou Mirian.
Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Americana informou que a situação será regularizada até segunda-feira. “Devido a este fato (recesso desde o dia 10 de julho) as escolas não ficaram com estoques de alimentos hortifruti, que são perecíveis. Na segunda-feira, todas as unidades da Rede Municipal de Ensino já vão ter os hortifruti. As escolas tinham outros alimentos como carnes, arroz, feijão, entre outros.”, traz a nota.