
O Rosa do Bem ampliou o acesso à mamografia em outubro com a unidade móvel, realizando mais de 600 exames para mulheres de 40 a 69 anos. O objetivo é permitir que cada vez mais mulheres possam cuidar da própria saúde e detectar o câncer de mama precocemente.
“Começou em 2011, com cerca de 70 exames e foi crescendo. As pessoas começaram a dar mais atenção à prevenção, elas tinham muito medo do exame. Estamos há 14 anos com o projeto e já estamos com mais de 10 mil exames realizados”, conta Fernanda Grecco Meneghel, presidente do Rosa do Bem.
Conscientização e qualidade de vida
A campanha Por Amor à Vida busca conscientizar sobre o câncer de mama e promover ações voltadas à saúde e à qualidade de vida. Marizete dos Santos, que passou pelo exame, lembra que “em 2017, eu fiz o exame pela carreta, em outubro, fui diagnosticada em 2018, fiz o tratamento e fui curada.”
A carreta está equipada com um moderno aparelho digital, capaz de realizar mamografias com rapidez e precisão. Cada atendimento dura, em média, de cinco a seis minutos — tempo suficiente para um gesto que pode salvar vidas.
Sheila Alves Neves, enfermeira responsável pela unidade, destaca: “Nosso aparelho é 100% digital, temos uma imagem muito nítida e ampliada, diferente dos aparelhos analógicos, permitindo identificar alterações em fase inicial.”

Rede de apoio
Mais do que exames, o Rosa do Bem cria um coletivo de apoio. Mulheres compartilham experiências, celebram conquistas e inspiram outras a cuidar de si. “A gente tem um grupo de apoio todos os dias do ano, e há muita vida após o diagnóstico e a importância do diagnóstico precoce”, afirma Fernanda.
Após a realização do exame, o acompanhamento continua. A instituição oferece orientação em cada etapa do cuidado, transformando o atendimento em uma verdadeira rede de acolhimento e fortalecimento.
O câncer de mama é um período de profundas mudanças. Cada etapa do tratamento exige força de vontade, apoio emocional e a constante busca por dias melhores. “Eu estou aqui porque fiz o exame preventivo. Busque um posto próximo, e se descobrir, tem tratamento, tem cura. Eu sou uma prova viva”, comenta Marizete.
Outras ações
A campanha de 2025 também incluiu outras atividades, como a Caminhada Por Amor à Vida, que reuniu mais de 10 mil pessoas. O acompanhamento contínuo, os exames de rotina e a prevenção são fundamentais para garantir um melhor resultado no tratamento.
O mastologista Dr. Gildo Gardinalli Filho, da Unimed, reforça: “É fundamental passar no ginecologista, manter as consultas em dia e procurar um mastologista sempre que houver alguma queixa na mama. Não deixe de fazer a mamografia, que é nosso grande foco no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A mamografia é o único exame de imagem capaz de reduzir a mortalidade pela doença. Nenhum outro exame é tão eficaz. Por isso, faça sua mamografia, cuide-se e busque sempre o atendimento dos profissionais de saúde especializados.”





