A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Praia Azul, em Americana, receberá um projeto de ampliação de serviços desenvolvido pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto). A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (28), e os trabalhos começarão neste mês.
O objetivo será a melhoria na eficiência de remoção de nutrientes e implantação de uma estação terciária. A capacidade de recebimento e tratamento de esgoto deve ser aumentada.
A licitação foi concluída no valor de R$519.522,35 e os projetos serão desenvolvidos pela empresa RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento.
Significando uma terceira fase do processo de tratamento de efluentes, a estação terciária trará um ganho para Americana, que será uma das poucas cidades a adotar a medida, segundo o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
“Usamos técnicas físico-químicas ou biológicas para retirar os micronutrientes que não foram retirados nas primeiras etapas, com um resultado muito superior”, explicou Zappia sobre o processo.
Com o projeto, será possível determinar os prazos e os custos para a execução das obras necessárias na ETE Praia Azul.