quinta-feira, 15 janeiro 2026
REDUÇÃO HISTÓRICA

Estatística oficial mostra índices de criminalidade em queda em Sumaré entre 2024 e 2025

De acordo com dados da SSP-SP, roubos caíram 50,15% de um ano para outro – de 626 registros em 2024 para 312 em 2025
Por
Vagner Salustiano

Levantamento feito pela Prefeitura de Sumaré a partir das estatísticas oficiais da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) monstra que a criminalidade caiu na cidade em diversas áreas de 2024 para 2025.

Os índices de criminalidade apontam “reduções expressivas” nos principais indicadores, segundo a gestão municipal, “refletindo o fortalecimento das políticas de segurança pública adotadas no município” desde o ano passado – com destaque para a criação do sistema de videomonitoramento inteligente “Smart Suma”.

De acordo com os dados da SSP-SP, os roubos caíram 50,15% em Sumaré de um ano para outro, passando de 626 registros em 2024 para 312 em 2025.

Os roubos de veículos tiveram redução de 34,75%, com os casos diminuindo de 423 para 276 ocorrências no mesmo período. Já os furtos apresentaram queda de 19,40%, passando de 2.443 para 1.969 registros policiais.

Para o secretário municipal de Segurança de Sumaré, Jeverson Soares, a atuação da Polícia Municipal (a antiga Guarda Civil Municipal) tem sido cada vez mais relevante para a sensação de segurança da população, complementando o trabalho das policiais estaduais.

Criação do ‘Smart Suma’ impacta positivamente
Entre as ações que contribuíram diretamente para os resultados, segundo o secretário, está a implantação do “Smart Suma”.

O sistema municipal de monitoramento inteligente integra câmeras de alta tecnologia, leitura facial de procurados pela Justiça, reconhecimento automático de placas de veículos, análise de imagens em tempo real e compartilhamento de informações com as demais forças de Segurança.

A ferramenta amplia a capacidade de prevenção, identificação e resposta rápida a ocorrências em diferentes regiões da cidade.

“Operação Sossego” tem sido bem recebida pela população e continua neste Carnaval. Foto: Polícia Municipal de Sumaré

Município anuncia “Operação Sossego” no Carnaval
A Secretaria Municipal de Segurança já se prepara, inclusive, para combater os casos de perturbação do sossego durante o Carnaval, dando continuidade às ações contra os “fluxos” e “batidões” em vias públicas intensificadas no final de 2025.

A receptividade e aprovação da população quanto à “Operação Sossego” tem sido alta, segundo Jeverson Soares.

Inauguração do Baep em setembro atende não apenas Sumaré, mas também outras cidades da região. Foto: Polícia Militar de SP

Sumaré também ganhou unidade do Baep
Outro “reforço” destacado foi a instalação, em setembro de 2025, da 2ª Companhia do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Sumaré, instalada nas dependências do 48º Batalhão do Interior, na Avenida Rebouças.

A unidade da Polícia Militar é especializada no combate ao crime organizado, patrulhamento tático, operações de alto risco e apoio às ações estratégicas de segurança, aumentando a presença ostensiva e a sensação de segurança da população.

Com um efetivo presumido de até 300 policiais altamente treinados, a 2ª Companhia do Baep atende também a outras cidades da região – como Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Americana –, área com uma população de quase 1 milhão de habitantes.

“O trabalho integrado da Polícia Municipal, em conjunto com as forças estaduais, também tem sido determinante. A corporação atua de forma preventiva, ostensiva e comunitária, aulas de natação infantil com patrulhamento permanente, ações de inteligência e uso de tecnologia”, lembrou Soares.

O secretário ainda enfatizou a atuação técnica da Polícia Municipal, antiga Guarda Municipal. “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, estratégico e integrado. A Polícia Municipal atua com profissionalismo, inteligência e compromisso diário com a proteção da população de Sumaré”, completou o guarda municipal de carreira.

Autoridades destacam avanços
Para o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), os números refletem uma postura firme da administração. “Em Sumaré, bandido não tem paz. Investimos em tecnologia, estrutura e valorização das forças de segurança, e os resultados estão aí, comprovados pelos dados oficiais”, afirmou.

Por fim, o vice-prefeito Andre da Farmácia (MDB) destacou o “compromisso contínuo” da gestão municipal com esta área. “Segurança Pública é prioridade. Os investimentos realizados, como o Smart Suma e o apoio às forças policiais, mostram que planejamento e responsabilidade geram resultados concretos para a população”, finalizou o vice.

Central de Monitoramento do Sistema Smart Suma funciona 24h por dia e cobre a cidade toda. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também