As cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste terão uma intensa programação nos próximos dias em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20). Estão previstos atividades educacionais, eventos culturais e debates.
No dia 18, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana recebe uma exibição do filme nacional “Besouro”, que conta a do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira, que é órfão e se transformou num dos grandes mestres da capoeira, disciplina criada por escravos africanos que eram proibidos de utilizar armas. A sessão começa às 19h30 e a entrada é gratuita.
No dia 20, o Teatro Municipal de Americana será palco da 5ª Conferência Afrobrasileira, que este ano homenageia Silvia Barros e Dito Preto, duas das três lideranças que fazem parte do livro que o nosso da Unegro (União de negros e Negras pela Igualdade) está desenvolvendo sobre as duas cidades.
“Essa trajetória não é contada nos livros de história dessas cidades. Só se fala dos europeus e dos norte-americanos. É como se o povo negro e indígena – que assim como os europeus e os norte-americanos vindos para essas duas cidades – deram sua contribuição ao seu desenvolvimento, não existissem, afirma o professor Roberto Silva.
“Lutamos contra o silenciamento e a memória do esquecimento dessas vozes que foram desconsideradas pela história oficial, sobretudo na cidade de Americana que teve o feriado de 20 de Novembro revogado, não tem um Conselho do Negro para discutir políticas públicas”, completa a historiadora Cláudia Monteiro. A programação começa às 19h e a entrada também é gratuita.
Em Santa Bárbara, atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra foram desenvolvidas na rede municipal de ensino. Nos dias 18 e 19 de novembro, mais de 350 alunos das escolas municipais sobem ao palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra” na Mostra Cultural “Consciência de igualdade, de valor e de atitude”.
No Dia da Consciência, o teatro vai receber o evento “Poeme-se Periferia”. A programação começa às 19h e inclui sarau com crianças, exposição fotográfica de algumas imagens registradas durante o processo e batalhas de MCs. Também não haverá cobrança de ingressos. (Walter Duarte)
Silvia Barros será uma das homenageadas na 5ª Conferência Afrobrasileira