sexta-feira, 21 novembro 2025
NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Exposição Fotográfica de Cabelos Afro chega ao Paço Municipal de Hortolândia na segunda-feira (24)

Mostra fotográfica traz cortes afros realizados por especialistas da cidade em 13 modelos voluntários
Por
Vagner Salustiano
Exposição traz o trabalho de dez profissionais da beleza da cidade. Foto: Prefeitura de Hortolândia

O Paço Municipal Palácio dos Migrantes, sede da Prefeitura de Hortolândia, recebe a partir de segunda-feira (24) a Exposição Fotográfica de Cabelos Afro, parte da programação do Mês da Consciência Negra. A mostra é promovida pelas secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e apresenta cortes afro realizados por especialistas da cidade em 13 modelos voluntários.

A iniciativa integra um conjunto de atividades voltadas à valorização da cultura e da identidade das pessoas pretas, destacando sua importância na formação do Brasil e no enfrentamento ao racismo. A exposição ficará aberta ao público durante toda a semana no Paço Municipal, localizado na Rua Projetada 12, nº 100, no Jardim Metropolitan.

Após o período no Paço, a mostra segue para o Espaço Afroempresarial do Shopping Hortolândia, onde permanecerá até 10 de dezembro.

Valorização de profissionais da beleza
Além da exibição das fotografias, a ação apresenta o trabalho desenvolvido por dez profissionais do ramo da beleza cadastrados no Espaço Afroempresarial. Eles participaram da produção dos cortes e terão suas técnicas destacadas na exposição. Durante a iniciativa, também serão entregues certificados com o Selo Afroempresarial.

Depois do Paço Municipal, exposição vai para o Shopping Hortolândia. Foto: Prefeitura de Hortolândia

O que é o Espaço Afroempresarial
O Espaço Afroempresarial oferece orientações, consultorias, workshops e suporte a empreendedores de diferentes áreas. Fundado em 2022 e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Associação Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), o órgão tem caráter social e inclusivo, servindo como ponto de apoio para reuniões e eventos voltados ao afroempreendedorismo.

Em 2024, foram realizados quatro eventos, cada um com média de 20 participantes. O espaço disponibiliza infraestrutura, ferramentas e acesso à internet para atividades presenciais e on-line, além de promover regularmente palestras e ações de capacitação.

O órgão integra o Programa Afroempreendedor, instituído pela Lei Municipal nº 3.702, de 19 de novembro de 2019. O Shopping Hortolândia está localizado na Rua José Camilo de Camargo, nº 5, na região central.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também