sexta-feira, 15 agosto 2025
NATUREZA

Exposição Nacional de Orquídeas e Feira AgroUrbana são abertas em Americana

O evento ocorre nesta sexta-feira (15) e sábado (16), das 8h às 20h, e no domingo (17), das 8h às 16h
Por
Nicoly Maia
O evento ocorre nesta sexta-feira (15) e sábado (16), das 8h às 20h, e no domingo (17), das 8h às 16h. Foto: Ana Machado/TV TODODIA

A 3ª Feira AgroUrbana e a 53ª Exposição Nacional de Orquídeas foram abertas oficialmente nesta sexta-feira (15) na FIDAM (Feira Industrial de Americana). Com entrada gratuita, o evento segue até domingo e reúne expositores de diversos estados, além de oferecer atividades para o público em geral e produtores rurais.

Horários e atrações

O evento ocorre nesta sexta-feira (15) e sábado (16), das 8h às 20h, e no domingo (17), das 8h às 16h. A estrutura inclui praça de alimentação, vendas de flores, hortaliças, insumos, equipamentos para estufas e outras atrações.

A sustentabilidade e a reutilização de materiais chamam atenção na feira. No estande de Renato Piquetti Louro, do Mundo NPK, cocos são transformados em botões e ganham novos usos na agricultura. A técnica, conhecida como coquedama, permite o replantio e o aproveitamento criativo do fruto. “Colocamos o musgo para aumentar a umidade, colocamos o adubo. É uma forma muito simples de cuidar”, explica Louro.

A técnica, conhecida como coquedama, permite o replantio e o aproveitamento criativo do fruto. Foto: Ana Machado/TV TODODIA

O interesse do público por decoração com plantas e elementos verdes também é grande. Gabriel Expedito, assistente comercial, ressaltou a diversidade de visitantes e a criatividade na hora de levar a natureza para dentro de casa. “Os preços estão ótimos, já aproveitei para comprar alguns itens e decorar a casa”, disse.

Expositores de sete estados

A Feira AgroUrbana conta com 19 expositores e recebe apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Casa da Agricultura de Americana. Já a Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pelo Círculo Americanense de Orquidófilos, reúne 80 expositores de sete estados.

Entre os participantes está Heloisa Conrado, do Orquidário Orchid Garden, de Goiânia, que participa do evento pela quarta vez. “É uma exposição muito bonita, trabalhamos com melhoramento genético e já conquistamos premiação no pódio”, destacou.

Para Rafael Floriano, da Orquídea e Companhia de Valinhos, presente em seis edições da feira, o evento é uma oportunidade de negócios e troca de experiências. “O movimento começa no sábado e segue até domingo. O público não é só de Americana, mas de toda a região”, afirmou.

Abertura

A abertura oficial contou com autoridades locais, como o prefeito de Americana, Chico Sardelli, que ressaltou a relevância da agricultura urbana. “Americana quase não tem área rural e, mesmo assim, temos uma feira de agricultura urbana que é exemplo. É importante para os agricultores terem espaço para se fazerem conhecidos, abrindo novas fronteiras de negócios e empreendedorismo”, disse.

A abertura oficial contou com autoridades locais, como o prefeito de Americana, Chico Sardelli, que ressaltou a relevância da agricultura urbana. Foto: Ana Machado/TV TODODIA

Ademir Truzzi, agricultor com mais de 30 anos de experiência, relembrou o surgimento das hortas urbanas na cidade e das iniciativas de agricultura comunitária. “A agricultura urbana em Americana começou em 1981/1982, em uma época de desemprego. O prefeito da época instituiu algumas áreas públicas para plantio, inicialmente para consumo próprio. Deu muito certo, aumentou a produção e passou a ser comercializada”, explicou.

Segundo Maurício Lima, chefe da Casa da Agricultura de Americana, o órgão oferece apoio técnico e financeiro aos agricultores, fortalecendo a comunidade rural. “Auxiliamos mais de 130 agricultores, especialmente na agricultura urbana, e eventos como este oferecem espaço para exposição dos produtos”, afirmou.

Cursos

Durante a feira, serão realizados dois cursos na FIDAM. O primeiro, “Aprenda a Exportar”, do Programa Exporta SP, é voltado a micro, pequenas e médias empresas e produtores rurais, oferecendo orientações sobre como iniciar ou ampliar exportações. Já no sábado, às 10h, haverá o workshop “Cultivo de Rosas do Deserto”, com a produtora de orquídeas Apolonia Grade, com duração de três horas e emissão de certificados.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, destacou a importância da capacitação coletiva. “Estamos capacitando os produtores em conjunto para fortalecê-los, tirando-os do anonimato, oferecendo documentação, cursos, financiamentos e, futuramente, possibilitando a criação de uma cooperativa”, explicou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também