
Faleceu neste sábado (13), aos 73 anos, o ex-vereador pelo PT de Hortolândia Osmar Tostes, membro da primeira legislatura da Câmara da cidade, entre 1993 e 1996 – logo após a emancipação do município, então recém-desmembrado de Sumaré.
Como docente, ele atuou por décadas na Escola Estadual Guido Rosolen, localizada no Jardim Rosolem, onde era muito querido.
Em nota, o atual presidente da Câmara Municipal, Daniel Laranjeira (PSD), manifestou “profundo pesar pelo falecimento do senhor Osmar Tostes, ocorrido na manhã deste sábado, 13 de setembro de 2025, às 6h, no Hospital do Servidor Público de São Paulo”.
Nascido em 1952, em Ribeirão do Pinhal, no Paraná, onde foi agricultor até os anos 1970, Osmar Tostes militou na formação do Partido dos Trabalhadores a partir do final daquela década.
Mudou-se para o então distrito de Hortolândia em 1983, onde atuou na organização do Sindicato dos Professores (Apeoesp) e na organização partidária. Em 1988, foi candidato a vice-prefeito de Sumaré pelo PT, na chapa encabeçada pelo Dr. Adail.
Mandato de oposição
Após a emancipação, Osmar Tostes foi eleito e integrou a primeira legislatura da Câmara Municipal de Hortolândia, exercendo o mandato de vereador entre 1993 e 1996, período de grande importância na consolidação da história política da cidade.
“De 1993 a 1996, tivemos a honra de contribuir para a instituição da governabilidade do município, exercendo um mandato legislativo de oposição responsável e propositivo, na elaboração e implementação das políticas públicas básicas do recém-emancipado município”, escreveu em sua biografia.
A partir de 1996, atuou por um ano e meio como diretor do Departamento de Educação, auxiliando na criação oficial da Rede Municipal de Ensino Fundamental.
Casado com a senhora Rita Cássia Teixeira Tostes, era pai de três filhos — Daniel Henrique Tostes, André Luís Tostes e Andreza Cristina Tostes — e avô de Amanda C. Tostes Gonçalves, Felipe L. C. Tostes e Ana Beatriz Tostes Gonçalves.
Momento de dor
“Neste momento de dor, o Legislativo se solidariza com familiares e amigos, reconhecendo a trajetória e a contribuição do ex-vereador para a vida pública de Hortolândia”, afirmou o atual presidente da Câmara em nota.
“Professor Osmar”, como era conhecido, seria velado ainda neste sábado na Igreja Católica do Rosolem. Não havia informações sobre o enterro até o fechamento desta edição.